News

Ajude a identificar a fauna da cidade de Lisboa - PRAZO ALARGADO ATÉ FINAL DE ABRIL


Photos Gallery

2/12/2019 (atualizado a 7/04/2020). Texto de Maria Castanheira, editado por Marta Daniela Santos. 

Registe online os animais que encontrar em Lisboa e ajude a monitorizar a biodiversidade existente na cidade - o prazo para contribuir para este inquérito, disponível AQUI, foi PROLONGADO até ao FINAL de ABRIL! Os dados obtidos vão permitir identificar e localizar a fauna que vive na cidade e, para tal, o contributo dos cidadãos é essencial.

Para registar a observação basta selecionar o grupo taxonómico – aves, anfíbios, morcegos, mamíferos ou répteis – colocar o pin no local onde o animal foi avistado e selecionar a espécie, com o auxílio das fotografias de apoio existentes. Caso a espécie em causa não se encontre listada, existe também a opção de adicionar uma fotografia do animal observado. Para os morcegos não existem fotografias de apoio mas pede-se que o cidadão responda a algumas perguntas simples relativas ao seu avistamento.

O inquérito inclui ainda algumas questões sobre a fauna existente na cidade, relativas à sua importância, abundância e ameaças que enfrenta. É possível ir acompanhando os registos no site e os resultados finais serão apresentados em meados de Maio.

A participação é aberta a todos os cidadãos, demorando cerca de 5 minutos a preencher o inquérito, o que varia consoante o número de espécies que registar. Todos os resultados recolhidos são confidenciais e usados apenas para investigação.

Este projeto foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Lisboa no âmbito do Plano de Ação Local para a Biodiversidade em Lisboa.

Os dados recolhidos pelos cidadãos irão juntar-se aos dados de monitorização que os investigadores estão a fazer na cidade. “É importante para sabermos o que existe efetivamente na cidade de Lisboa, de forma a podermos proteger a fauna que temos, ao mesmo tempo que gerimos a infraestrutura verde, de forma a atrair mais biodiversidade, providenciar mais serviços dos ecossistemas, e assim proporcionar maior bem-estar à população da cidade”, explica Ana Catarina Luz, investigadora do cE3c envolvida neste projeto.

O projeto conta com o contributo de todos os cidadãos. De acordo com a investigadora, o envolvimento de todos é importante para dar a conhecer novas localizações de avistamentos de fauna e para que os cientistas e a administração local compreendam as preferências e o conhecimento da sociedade em termos de fauna de Lisboa.

“Já fizemos um inquérito sobre os espaços verdes mais visitados em Lisboa, e também já fizemos o levantamento de alguma biodiversidade em jardins pontuais, nomeadamente, vegetação, líquenes, borboletas e microrganismos do solo”, explica a investigadora Ana Catarina Luz. Contudo, é a primeira vez que se realiza um levantamento semelhante a este, onde se pretende conhecer a fauna existente em Lisboa a nível de aves, anfíbios, morcegos, mamíferos e répteis.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?