Introdução à Linguagem de Programação R


Photos Gallery

Introdução à Linguagem de Programação R

Inscrições encerradas
  • Lecturer(s) or Responsible(s): Manuel Sapage & Daniel Alves
  • Department Responsible:
  • Data: October 28th, 2017 to October 29th, 2017
  • Deadline for Applications: October 7th, 2017
  • Duration: 16h
  • Schedule: Sábado e Domingo, 9h00-13h00 e 14h00-18h00
  • Nº (min, max) Students: 8-20
  • Location: Sala 2.3.37 (Edifício C2, piso 3), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Objectives

O que é a linguagem de programação R? Quais as suas aplicações, em particular na Biologia? Muito utilizada para cálculos estatísticos e gráficos, R é uma ferramenta valiosa e muito utilizada por biólogos de diversas áreas para análise e apresentação de dados. Este curso proporciona uma introdução aos conceitos, funções e aplicações da linguagem R.

IDIOMA: Português e Inglês.

NOTA: Os participantes devem trazer consigo um computador portátil.

Directed to: Estudantes com conhecimentos de (bio)estatística, de licenciatura da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

General Plan

(1) Introdução ao R: O que é que é a linguagem de programação R? Porquê utilizar o R? Instalação do Interface do R. Programas auxiliares ao R (e.g. RStudio, Tinn-R); (2) Operações básicas no R: Utilização do R como uma calculadora. Valores lógicos e operadores lógicos. Atribuição de nomes como objetos (string). Atribuição de valores a objetos; (3) Funções: Criação de funções básicas. Argumentos das funções. Exemplos de algumas funções no R. Consulta dos ficheiros de ajuda; (4) Vetores, Matrizes, Tabela de Dados e Listas: Criação e manipulação de vetores, matrizes e tabelas de dados (data.frame); (5) Introdução ao conceito de lista; (6) Importação/Exportação: Criação e definição do caminho à pasta de trabalho. Preparação do ficheiro de dados em Excel para importação no R. Cuidados a ter na importação de dados. Exportação de tabelas do R para Excel; (7) Estatística: Utilização de testes estatísticos simples no R (teste t, Mann-Whitney, regressão linear). Extração dos valores do teste para utilização no R; (8) Gráficos: Exemplos de gráficos: caixa de bigodes, histogramas, gráfico de barras, etc. Modificação de alguns parâmetros do gráfico. Acréscimo de linhas, pontos e texto num gráfico. Exportação de gráficos; (9) Funções repetitivas: Introdução à função for, utilização das condições if e else; (10) Bibliotecas: Introdução ao conceito de bibliotecas. Instalação e utilização de bibliotecas.


Funding


Partners


Fee

25€ (inclui formação, coffee-breaks e certificado de participação).

Nota: informamos que não haverá lugar à devolução do valor de inscrição no curso em caso de desistência ou não comparência dos participantes, devido à existência de encargos administrativos.


How to apply

Os alunos interessados devem preencher o formulário de pré-inscrição disponível aqui. Após o preenchimento do formulário serão dadas as instruções necessárias para confirmar a inscrição.

Caso não sejas aluno de Biologia ou de um dos mestrados listados no formulário, ficarás automaticamente em lista de espera. Se restarem vagas no final do período de inscrições do curso pretendido, receberás um e-mail com as informações necessárias para completar a inscrição.