Avaliação do Estado Trófico e Proveniência do Fósforo nos Pauis da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores

  • Articles in non-SCI journals - national
  • Dec, 2020

Pimentel, C., Rodrigues, F., Madruga, J. & Elias, R. (2020) Avaliação do Estado Trófico e Proveniência do Fósforo nos Pauis da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores. Revista Recursos Hídricos, 41(2), 67-75. DOI:10.5894/rh41n1-cti1.

Summary:

O Graben das Lajes localiza-se na vertente Nordeste do vulcão dos Cinco Picos, entre a escarpa das falhas das Fontinhas, a Sudoeste, e a de Santiago a Nordeste. Do ponto de vista hidrogeológico esta zona está associada ao troço mais oriental do aquífero de base da ilha Terceira, recarregado, em grande parte, nas zonas centrais da ilha onde a precipitação é mais elevada. Para além do aquífero basal o Graben das Lajes comporta duas massas de água subterrâneas suspensas localizadas a profundidades distintas. Na zona litoral Sudoeste do Graben das Lajes existem três zonas lagunares associadas a descargas das massas de água acima referidas – os pauis da Praia da Vitória, do Belo Jardim e da Pedreira do Cabo da Praia. Estas massas de água superficiais têm particular importância ecológica, dada a sua grande biodiversidade. Na determinação do estado trófico dos três pauis foram utilizados dados da concentração de fósforo total cedidos pela Camara municipal da Praia da Vitória no âmbito do Projeto LIFE CWR, entidade responsável pela gestão destas zonas húmidas. Utilizando o fósforo como variável dependente, foi aplicado o índice do estado trófico de Lamparelli (2004). Quando aplicado o índice trófico aos três pauis, verificou-se que, entre 2016 e 2017, todos se encontravam num estado predominantemente eutrófico.


Download Publication

Team

  • Avaliação do Estado Trófico e Proveniência do Fósforo nos Pauis da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores Rui Miguel Pires Bento da Silva Elias Island Plant Ecology