Livro de resumos do I Congresso Internacional de Turismo Sénior

  • Books (editor)
  • Dec, 2019

Medeiros, T., Moniz, A. I., Santos, C., Tomás, L., Silva, O., Furtado, S., Vieira, V. & Ferreira, J. (Eds.) (2019) Livro de resumos do I Congresso Internacional de Turismo Sénior. Letras Lavadas e TuSénior55+, Ponta Delgada. ISBN:978-989-735-231-7.

Summary:

O turismo tornou‑se uma atividade económica de importância capital e incontornável no mundo atual. Contudo, se o fenómeno já tem origens bastante remotas nem sempre foi entendido como um pilar do desenvolvimento local e muito menos enquanto potencial promotor da qualidade de vida e do bem‑estar. Mais recente ainda é a vertente do Turismo Sénior, do qual poderemos dizer, sem grande risco de engano, que apenas se constitui como objetivo de estudo científico efetivo no atual século XXI. Talvez impulsionado pelos novos desafios emergentes na estrutura social – de que se destaca a tendência de envelhecimento das populações ocidentais e a afirmação dos lazeres – o turismo sénior simboliza bem, em nosso entender, um conjunto de desafios da modernidade ao mesmo tempo que incentiva a reflexão, a investigação e a procura de soluções, reunindo diferentes áreas do conhecimento sob uma perspetiva interdisciplinar.
O I Congresso Internacional de Turismo Sénior é um desses momentos que se pretende de reflexão, de partilha de experiências e de troca enriquecedora na apresentação de resultados de investigação. Para isso, contribuiu o Projeto de investigação TuSénior 55+ (cf. www.tusenior55. com), pioneiro na Região, que, dando o mote para a realização do evento, congrega reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros, sob a égide académica e institucional, para um debate necessário e prospetivo. Quando a sustentabilidade, a massificação e o inequívoco crescimento da mobilidade espacial se tornam questões prementes a enfrentar, cremos que muita da requalificação, da revalorização patrimonial e da promoção da qualidade de vida, ou da saúde e do bem‑estar, podem ser enquadradas por investigações desta área.
Nesse sentido, ao apresentarmos aqui uma síntese das diversas comunicações, reunidas em cinco painéis, e as seis conferências dos diversos participantes que integram o evento, queremos convocar, desde já, o interesse das diferentes entidades e dos diferentes públicos para uma reflexão repartida pelas várias sessões, ancorada na problemática do turismo sénior, suas vertentes, relações e implicações.


Team

  • Livro de resumos do I Congresso Internacional de Turismo Sénior Virgílio Vieira Island Arthropod Macroecology