News

cE3c e Colégio F3 em força na Feira de Grândola

25 a 29 Agosto

Exposição Floresta – Herdade da Ribeira Abaixo. Stands 13 e 14 do Espaço Municipal (Pavilhão 1), Parque de Feiras e Exposições. Horários de visita: 18h00-1h00 (25 de Agosto); 14h00-1h00 (restantes dias)

27 de Agosto é dia de Ciência na Feira de Grândola

9h30 – 13h00, Herdade de Ribeira Abaixo. Workshop “A Floresta em Grândola: caminhos para o Futuro”. Coordenação de Ana Delicado e Mónica Truninger (Instituto de Ciências Sociais). Workshop para representantes de serviços municipais, produtores florestais, empresários, ONGAs de desenvolvimento local, profissionais do setor educativo (eco-escolas, centro de ciência viva), caçadores, atores dos setores do turismo, gastronomia e investigadores. A Câmara Municipal de Grândola garante transporte do centro de Grândola para a Herdade da Ribeira Abaixo e oferece almoço a todos os participantes. Inscrição obrigatória até dia 25 de Agosto para o e-mail ce3cdiv@fc.ul.pt.

15h30 – 17h00, Cineteatro Grandolense, Rua Dr. Evaristo Sousa Gago, Grândola. Colóquio “Sobre o Montado e a Cortiça: uma Abordagem Interdisciplinar”. Da monarquia à república: Jacinto Nunes e a questão corticeira | Teresa Sousa Nunes (Faculdade de Letras da ULisboa). Transferência de conhecimento entre a investigação e a prática permite melhorar a produção de cortiça e a formação do preço da cortiça | Margarida Tomé (Instituto Superior de Agronomia da ULisboa). A cortiça como material: uma história longa com um futuro promissor | José Graça (Instituto Superior de Agronomia da ULisboa). Biodiversidade, serviços de ecossistema e a sustentabilidade do Montado: uma abordagem socio-ecológica de longo-prazo | Margarida Santos-Reis (Faculdade de Ciências da ULisboa). Para mais informações consulte o pdf com os resumos das comunicações.

19h00 – 23h00, Herdade da Ribeira Abaixo. Bichos das Noites Alentejanas: observação de aves, insetos e mamíferos. Patrícia Garcia-Pereira, Ana Leal, Patrícia Tiago, Paula Gonçalves, Ana Rainho, Eva Monteiro e Albano Soares (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e Tagis). Que espécies podemos ver e ouvir no Montado à noite? Que técnicas são utilizadas pelos investigadores para estudar a biodiversidade noturna? Como vivem e qual o papel destes animais no funcionamento dos ecossistemas? Neste dia de festa, convidamos todos os interessados a descobrir a biodiversidade noturna típica do montado de sobro. Inscrições em ce3cdiv@fc.ul.pt. Mais informações no folheto da atividade.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Grândola. Participam também nos “Bichos das Noites Alentejanas”: Sociedade Portuguesa de Ecologia, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e Associação Biodiversidade para Todos.  


Tags: Grandola, Herdade da Ribeira Abaixo, Universidade de Lisboa

Other Articles

  • À (Re)descoberta da Natureza

    Others À (Re)descoberta da Natureza

  • Dia Aberto de Produtores - 17 dezembro, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

    Others Dia Aberto de Produtores - 17 dezembro, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

  • Atividade “Este mundo bolorento” | 27 de novembro, 14h30, no MUHNAC

    Others Atividade “Este mundo bolorento” | 27 de novembro, 14h30, no MUHNAC

  • Dia Aberto de Produtores: 8 outubro, Jardim do C6, FCUL

    Others Dia Aberto de Produtores: 8 outubro, Jardim do C6, FCUL

  • Filme-documentário CAMPO conta com contributo do cE3c

    Others Filme-documentário CAMPO conta com contributo do cE3c