News

No Bioblitz Monsanto 2016, a grande novidade foram as libélulas!


Photos Gallery

7/07/2016. Texto por Patrícia Garcia Pereira.

No âmbito da Noite Europeia de Investigadores 2016 realizou-se no passado dia 2 de Julho a segunda edição do BioBlitz Monsanto, com a participação dos investigadores do cE3c para a observação e identificação de aves, mamíferos e insetos. 

Em pleno verão, com a vegetação mais seca, um mês depois da visita em 2015, registaram-se menos espécies, mas tivemos oportunidade de observar novas espécies de insetos, em especial de libélulas (ordem Odonata) e borboletas (ordem Lepidoptera).

Mais uma vez se verifica que para conhecer a comunidade de insetos de um determinado local é preciso realizar visitas ao longo do ano, de modo a acompanhar os diferentes períodos de voo das espécies.

O resultado científico mais relevante do BioBlitz Monsanto 2016 foi a observação pela primeira vez na cidade de Lisboa das libélulas tira-olhos migrador (Anax ephippiger) e ortétrum-das-escorrências (Orthethum brunneum). Tal como referiu Albano Soares, responsável por este grupo de insetos no BioBlitz e investigador do Tagis, estas duas espécies estão potencialmente ameaçadas em Portugal e têm uma distribuição pouco conhecida e fragmentada.

Tira-olhos migrador é uma espécie da África tropical e sudoeste asiático que faz migrações frequentes pela Europa. Ocorre em lagos e lagoas, por vezes temporários, preferindo locais quentes para se reproduzir. Ortétrum-das-escorrências, como o nome comum indica, ocorre em cursos de água de pequena dimensão, embora também apareça em rios e barragens. É uma espécie pioneira na colonização de novos habitats. A sua presença este ano em Monsanto pode estar relacionada com a maior pluviosidade nos meses de primavera, aumentando a água disponível no parque 

Como foi referido várias vezes no dia 2 de julho, para conhecer a diversidade de insetos de Monsanto, em particular as suas libélulas e borboletas, seria conveniente iniciar um programa de monitorização que contasse com a participação dos lisboetas. São excelentes bioindicadores, têm um elevado valor estético, e despertam cada vez mais interesse junto do público. 

 

Para conhecer os resultados globais do BioBlitz Monsanto 2016:

http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?p=93EB28D7-0A3E-EC9E-E9034171A3164B4F

Para mais informações sobre a NEI 2016:

https://www.facebook.com/noitedosinvestigadores1415

Other Articles

  • cE3c envolvido na impressão de suportes de viseiras para equipas de trabalho médico

    Others cE3c contribui para a impressão de suportes de viseiras para profissionais de saúde

  • Cancelamento de atividades do cE3c – Plano de contingência COVID-19

    Others Cancelamento de atividades do cE3c – março de 2020 - Plano de contingência COVID-19

  • Poda de Formação de Fuste em Sobreiros Jovens | 25 janeiro, Herdade da Ribeira Abaixo

    Others Poda de Formação de Fuste em Sobreiros Jovens | 25 janeiro, Herdade da Ribeira Abaixo

  • À (Re)descoberta da Natureza

    Others À (Re)descoberta da Natureza

  • Dia Aberto de Produtores - 17 dezembro, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

    Others Dia Aberto de Produtores - 17 dezembro, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa