News

Primeira cria de Lince Ibérico na natureza confirmada em Portugal


Photos Gallery

7/05/2016

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou esta quinta-feira 5 de maio a confirmação da existência da primeira ninhada de lince-ibérico no Parque Natural do Vale do Guadiana.

Foi fotografada uma cria de cerca de 45 dias acompanhando a sua progenitora, Jacarandá, a primeira fêmea a ser solta em Portugal no dia 16 de Dezembro de 2014. Cria e mãe foram identificadas através dos procedimentos de monitorização instalados na Herdade das Romeiras pela equipa de seguimento.

Jacarandá foi solta no âmbito do Programa LIFE+ Iberlince (LIFE10NAT/ES/570), em conjunto com Katmandú, no cercado de solta branda da Herdade das Romeiras e posteriormente libertada a 1 de Fevereiro de 2015. Jacarandá nasceu em 2012 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, filha de Flora e Foco.

Considera-se este acontecimento como um marco na conservação do lince-ibérico uma vez que é a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas.

O cE3c assinou o Plano de Acção para a Conservação do Lince Ibérico em Portugal (PACLIP), estando representado na Comissão Executiva pelo investigador Francisco Petrucci-Fonseca.

Other Articles

  • Rachel Carson

    Others Apresentação do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson

  • Maria Amélia Martins-Loução. Imagem de Público (Azul)

    Others Maria Amélia Martins-Loução reeleita Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia

  • Veado-do-padre-david, Elaphurus davidianus

    Others A (mega)fauna de ontem, hoje e amanhã

  • Exposição NaturGramPT

    Others Exposição de fotografia NaturGramPT é inaugurada no Centro Comercial de Alvalade

  • No transecto da Quinta da Peninha foram contados cerca de 800 indivíduos de uma única espécie, a napi (Pieris napi), fazendo dela a espécie com mais registos realizados numa única amostragem. © Albano Soares

    Others Contadores de borboletas fazem balanço de quatro anos de Censos de Borboletas em Portugal