News

Primeira cria de Lince Ibérico na natureza confirmada em Portugal


Photos Gallery

7/05/2016

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou esta quinta-feira 5 de maio a confirmação da existência da primeira ninhada de lince-ibérico no Parque Natural do Vale do Guadiana.

Foi fotografada uma cria de cerca de 45 dias acompanhando a sua progenitora, Jacarandá, a primeira fêmea a ser solta em Portugal no dia 16 de Dezembro de 2014. Cria e mãe foram identificadas através dos procedimentos de monitorização instalados na Herdade das Romeiras pela equipa de seguimento.

Jacarandá foi solta no âmbito do Programa LIFE+ Iberlince (LIFE10NAT/ES/570), em conjunto com Katmandú, no cercado de solta branda da Herdade das Romeiras e posteriormente libertada a 1 de Fevereiro de 2015. Jacarandá nasceu em 2012 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, filha de Flora e Foco.

Considera-se este acontecimento como um marco na conservação do lince-ibérico uma vez que é a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas.

O cE3c assinou o Plano de Acção para a Conservação do Lince Ibérico em Portugal (PACLIP), estando representado na Comissão Executiva pelo investigador Francisco Petrucci-Fonseca.

Other Articles

  • Filme-documentário CAMPO conta com contributo do cE3c

    Others Filme-documentário CAMPO conta com contributo do cE3c

  • Investigação portuguesa sobre o montado distinguida a nível internacional

    Others Plataforma portuguesa que investiga o montado a longo prazo distinguida a nível internacional

  • Cristina Antunes distinguida com Menção Honrosa no Prémio CAPES de Tese 2019

    Others Cristina Antunes distinguida com Menção Honrosa no Prémio CAPES de Tese 2019

  • Celebrar o Dia da Ecologia, a 14 de setembro

    Others Celebrar o Dia da Ecologia, a 14 de setembro

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias