News

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Doutor (1 vaga)

Download:

Na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, F.P., (FFCUL) encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Doutor, no âmbito do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c (BIA/00329), com o apoio financeiro do quadro de financiamento que estiver em vigor (ao apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceira PT2020), nas seguintes condições:


1. Área Científica: Ciências Biológicas ou da Comunicação


2. Requisitos de admissão: Serão admitidos ao concurso candidatos com o grau de Doutor em Ciências Biológicas ou da Comunicação, com experiência em comunicação estratégica e divulgação da ciência no domínio da Biodiversidade e do Ambiente, para o gabinete de Comunicação de Ciência do cE3c. Será dada preferência a candidatos que demonstrem interesse e experiência pela divulgação científica para públicos variados e/ou gabinetes de imprensa e disponibilidade imediata. Será igualmente valorizado o conhecimento e/ou experiência na forma de organização e objetivos das unidades de investigação do sistema científico nacional e o domínio das línguas inglesa e portuguesa, em particular na escrita científica. O(A) candidato(a) deverá ser organizado(a), responsável no cumprimento do seu horário e tarefas atribuídas e ter boa capacidade de trabalho, autonomia, motivação, criatividade e espírito de equipa.


3. Plano de trabalhos: As atividades a desenvolver centram-se na elaboração de atividades de Divulgação e Comunicação de Ciência, tendo por base (i) a difusão da atividade científica (incluindo formação avançada e prestação de serviços à sociedade) do Centro, (ii) o estabelecimento de contactos com os diferentes meios de comunicação social e elaboração de comunicados de imprensa, (iii) a produção de conteúdos para diferentes meios de comunicação, em particular a página internet do Centro e a respetiva folha informativa, e (iv) a dinamização das atividades de divulgação na Estação de Campo do cE3c sita em Grândola (Alentejo).


4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FFCUL aprovado em 22 de dezembro de 2014.


5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais- cE3c, em Lisboa, ou na sua Estação de Campo, em Grândola, ambos sedeados na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica da Comissão Executiva do Centro, nomeadamente a Coordenadora, Professora Doutora Margarida Santos-Reis.


6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá uma duração inicial de 6 meses, com início previsto em janeiro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., mas nunca poderá ser imputado para além do período de elegibilidade do projeto.


7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde €1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
O Bolseiro(a) usufruirá de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontre abrangido(a) por qualquer regime de proteção social, pode assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.
O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.


8. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os candidatos serão avaliados com base na qualidade do curriculum vitae. Eventual entrevista de candidatos pré-selecionados poderá ser necessária para avaliação de experiência teórica e prática em cujo caso a ponderação será de 40% currículo-60% entrevista.


9. Composição do Júri de Seleção: Professora Doutora Margarida Santos-Reis (Presidente); Doutora Sara Magalhães (vogal); Professora Doutora Margarida Matos (vogal); Professora Doutora Cristina Máguas (suplente)


10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada no átrio da FFCUL sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.


11. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 7 a 21 de dezembro de 2015.


12. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico para Cláudia Oliveira (ce3c@fc.ul.pt) acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação indicando as razões porque se considera adequado(a) para o cargo, curriculum vitae detalhado e cópias dos certificados de habilitações.


13. Informação adicional sobre o Centro pode ser encontrada no site: http://ce3c.fc.ul.pt

Other Articles

  • International Selection Procedure Recruitment of a Research Technician (Master’s degree) (employment contract)

    New Positions International Selection Procedure Recruitment of a Research Technician (Master’s degree) (employment contract)

  • A Concurso: Uma (1) vaga para Gestor de Ciência, com grau de Mestre (contrato de trabalho)

    New Positions A Concurso: Uma (1) vaga para Gestor de Ciência, com grau de Mestre (contrato de trabalho)

  • Open Call: Research Technician/Engineer position

    New Positions Open Call: Research Technician/Engineer position

  • Call for expression of interest: PhD students for the next FCT call, within eChanges research group

    New Positions Call for expression of interest: PhD students for the next FCT call, within eChanges research group

  • Call for expression of interest: PhD students for the next FCT call, within CSES research group

    New Positions Call for expression of interest: PhD students for the next FCT call, within CSES research group