News

Evento Agenda Solo

No próximo dia 14 de dezembro, entre as 10:00 e as 16:30, no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P., em Oeiras, terá lugar o Evento Agenda Solo, cuja abertura será feita pelo Senhor Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

Promovido pelo Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, e coorganizado com o PlanAPP (Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública), o INIAV, I. P., e a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o evento alinha com a Missão Solo do Horizonte Europa, vindo contribuir para a convergência de políticas nacionais com as orientações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Aproveitando o Dia Mundial do Solo, que se celebra a 5 de dezembro, o evento vem, ainda, reforçar o conhecimento técnico sobre métodos de regeneração do solo e o seu impacto na infiltração de água e promover o reconhecimento da importância fundamental do solo para os objetivos de sustentabilidade.

O painel de oradores do Evento Agenda Solo, cujo programa pode ser consultado AQUI, junta múltiplas perspetivas. Central ao evento é o nexus Solo e Água, o seu papel no combate à escassez hídrica e a integração do tema na política pública, destacando-se a este respeito, a intervenção do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e a contribuição de Martin Kováč – keynote speaker e ex-Secretário de Estado do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Eslováquia. Serão ainda abordados os binómios Solo e Exploração Agrícola, Solo e Perspetivas Regionais e, por fim, Missão Solo e implementação em Portugal, com a participação de atores-chave para cada um dos tópicos.

O Evento Agenda Solo tem ainda como objetivo apresentar o projeto Solo e Água 2030, iniciado em outubro de 2023 e desenvolvido pelo Laboratório Associado CHANGE em parceria com o PlanAPP que identificará objetivos e metas concretas de política pública para estratégias de mitigação de emissões e de adaptação às alterações climáticas destes dois recursos.

A inscrição é gratuita mas obrigatória e o formulário deverá ser preenchido aqui até 7 de Dezembro.

Para mais informações contactar teresa.novoa@uevora.pt


Tags: CHANGE soil world soil day

Other Articles

  • 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleós Essenciais

    Conference 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleos Essenciais

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria