News

Lançamento do Livro Vermelho e Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos de Portugal Continental

O Livro Vermelho dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos apresenta os resultados do exercício de avaliação do risco de extinção dos 43 táxones de peixes de água doce e migradores nativos atualmente reconhecidos em Portugal continental, realizado de acordo com o sistema de classificação da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Foram identificadas as pressões que enfrentam e as ameaças que poderão vir a enfrentar no futuro, bem com as ações de conservação e planos de investigação que necessitam ser desenvolvidos para evitar a sua extinção.

Os resultados revelam que, em 2023, 60% dos táxones avaliados encontram-se ameaçados, tendo sido classificados 6 como criticamente em perigo, 15 em perigo e 5 como vulneráveis. Dentro destes, salientam-se os estatutos de ameaça de espécies endémicas de Portugal e da Península Ibérica: dos 10 endemismos lusitânicos, 3 encontram-se criticamente em perigo e 6 estão em perigo; dos 17 endemismos ibéricos, 4 encontram-se em perigo e 3 foram classificados como vulneráveis. Entre os grupos de peixes migradores (ou diádromos), 3 encontram-se criticamente em perigo, 2 estão em perigo e 2 foram classificados como vulneráveis.

Lampetra lusitanica (Lampreia-do-sado) - Catarina Mateus


Para a coordenadora do projeto, a investigadora cE3c Filomena Magalhães, “o cenário é ainda mais preocupante quando se constata que 5 outros táxones foram considerados como quase ameaçados, 4 dos quais são endemismos ibéricos, podendo vir a enfrentar risco de extinção na natureza num futuro próximo, e que o esturjão se encontra já regionalmente extinto no nosso país”.

Esta situação resulta de múltiplas pressões e ameaças como a captação de água, infraestruturas hidráulicas transversais, poluição de origem doméstica e agroflorestal, alterações climáticas, a proliferação de espécies exóticas invasoras, a extração de inertes ou a pesca.

Achondrostoma occidentale (Ruivaco-do-oeste) - Maria Ana Aboim


Para reverter a situação preocupante em que se encontra o grupo dos peixes, os autores referem que é “particularmente importante desenvolver ações de restauro e gestão dos habitats, ações de comunicação e sensibilização ambiental, promover o desenvolvimento e aplicação da legislação, implementar planos de ação, programas de conservação ex-situ e repovoamentos, proceder ao controle de espécies exóticas invasoras e melhorar a gestão da pesca e comércio”. A necessidade de serem implementados programas de monitorização a longo-prazo é ainda destacada, pela sua capacidade de melhorar a avaliação do risco de extinção das espécies ou informar quanto ao estado e ações de restauro e gestão de habitats.

Além do Livro Vermelho, o projeto permitiu ainda desenvolver o primeiro Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos de Portugal Continental. Trata-se uma plataforma digital interativa que reúne informação histórica e atual sobre as 62 espécies nativas e exóticas de peixes dulciaquícolas e migradores diádromos que ocorrem no continente, e inclui uma funcionalidade de apoio à sua identificação, a ferramenta Peixe Robot. O SNIPAD disponibiliza a informação a múltiplos utilizadores, incluindo técnicos, investigadores, e entidades com responsabilidade na conservação da biodiversidade e na gestão dos recursos aquícolas, mas também ao público em geral, e espera-se que venha a ser um instrumento importante de apoio a atividades técnico-científicas e apoio à decisão e ao exercício da pesca, mas também na divulgação e sensibilização para a situação grave em que se encontra este grupo de vertebrados.

Salmo salar (Salmão-do-atlântico) - Pedro Raposo de Almeida


O Projeto Livro Vermelho e Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos de Portugal Continental é apresentado esta quarta-feira, 26 de julho, pelas 16h00, na Faculdade de ciências da Universidade de Lisboa. O projeto foi coordenado pelo cE3c e MARE em representação da FCiências.ID, em parceria com o ICNF, I.P., e foi financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental. Teve início em 2018 e foi concluído em 2023.

 

__________________

Notícia por Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c.


Tags: CSES red list freshwater fish migratory fish conservation portugal

Other Articles

  • 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleós Essenciais

    Conference 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleos Essenciais

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria