News

Forest Time, o novo projecto artístico de Evgenia Emets


Photos Gallery

Forest Time - a nova edição do projeto artístico Eternal Forest de Evgenia Emets, artista residente no cE3c, é apresentado já este mês, prolongando-se pela Primavera e Verão de 2023.

A programação inclui exposições, percursos artísticos e experiências site-specific em dois espaços diferentes: na Estufa Fria, com inauguração agendada para o dia 17 de maio, e no Parque Florestal de Monsanto, a partir do dia 21 de junho. Existe ainda um conjunto atividades paralelas previsto, como a publicação de um novo livro centrado nos valores da proteção da natureza e da biodiversidade.

 

Inscrição para a inauguração na Estufa Fria    


Na Estufa Fria, a partir do seu Centro de Interpretação, serão exploradas sete plantas e o seu significado ecológico, histórico, cultural e espiritual - tanto no seu local de origem como na sua extensa esfera de influência. As histórias e mensagens das plantas serão recontadas pela artista através da poesia, de uma série de obras de caligrafia sobre papel e de experiências artísticas imersivas.

Evgenia Emets apresenta um conjunto de obras em papel, através de uma técnica de caligrafia criada pela artista especificamente para a exposição - uma extensão da sua prática visual contínua de inscrever poesia guiada pelas próprias plantas.

O exuberante espaço da Estufa Fria será também o cenário para uma série de experiências artísticas – a decorrer entre maio e junho – traduzidas em passeios imersivos e contemplativos. Através da poesia, da narração de histórias e da reflexão pessoal, o público será aqui convidado a juntar-se ao ritual da artista de ouvir as plantas.

Mais tarde, a partir de 21 de Junho, será a vez do Centro de Interpretação do Parque Florestal de Monsanto receber Forest Time, uma exposição que irá explorar os temas da floresta enquanto recetora e transformadora de luz, o significado de sombra e luz, o papel da biodiversidade da floresta natural na evolução humana e ecologia. O percurso dentro do Espaço da Biodiversidade, as experiências artísticas e sessões de reflexão irão acompanhar a exposição instalada no Centro.

O projeto Eternal Forest - Forest Time é desenvolvido em parceria com o cE3c, o Parque Florestal de Monsanto e a Estufa Fria, contando ainda com a participação do CRIA, Centro em Rede de Investigação em Antropologia, e com o apoio institucional da Câmara Municipal, do Ponto das Artes e da Ecobiozon.

Mais informações sobre o projeto e o programa AQUI.


Tags: PSE ecology art artistic residency poetry forests eternal forest

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade