News

Encontros Scientia | 07-07-2022 | Luiz Tadeu Moraes Figueiredo

Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, Professor Titular de Doenças Infecciosas e Tropicais e Coordenador do Centro de Pesquisa em Virologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Arbovírus Emergentes e Reemergentes,
com importância em Saúde Pública no Brasil

Esta apresentação abordará:

  • O papel do Alphavirus Mayaro, com ciclo epidemiológico envolvendo primatas e mosquitos Haemagogus, como causador de epidemias em grandes cidades na Amazónia e como arbovírus emergente na região Sudeste, a mais povoada do Brasil.
  • Os Flavivírus do Dengue, da encefalite de Saint Louis, Rocio e Zika, produzindo surtos de meningoencefalite no Brasil. Serão apresentados alguns estudos de casos para ilustrar as infecções no sistema nervoso central. Também será abordado o Perybunyaviridae Oropouche, produzindo epidemias com casos de meningoencefalite.
  • Os riscos associados à reurbanização do arbovírus da febre amarela e o risco inerente à transição potencial dos ciclos urbanos para os ciclos silvestres dos vírus da Dengue e Zika.

07 de Julho de 2022
12h00 - 13h00 (hora de Lisboa)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83465995032

Luiz Tadeu Moraes Figueiredo possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlandia, Mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo e Doutoramento em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de Pós-Doutoramento na Universidade de Yale nos Estados Unidos e na Universidade de Nagasaki no Japão. Tem vasta experiência na área de doenças infeciosas, tropicais e microbiologia, com ênfase em virologia, atuando, principalmente, em temas relativos a arbovírus (dengue, febre amarela, febre do oropouche), vírus associados a roedores (hantavirus, arenavírus) e vírus emergentes. Professor Titular de Doenças Infecciosas e Tropicais e Coordenador do Centro de Pesquisa em Virologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Bolseiro de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A.

Other Articles

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

  • EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)

    Conference EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)