News

Encontros Scientia | 07-07-2022 | Luiz Tadeu Moraes Figueiredo

Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, Professor Titular de Doenças Infecciosas e Tropicais e Coordenador do Centro de Pesquisa em Virologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Arbovírus Emergentes e Reemergentes,
com importância em Saúde Pública no Brasil

Esta apresentação abordará:

  • O papel do Alphavirus Mayaro, com ciclo epidemiológico envolvendo primatas e mosquitos Haemagogus, como causador de epidemias em grandes cidades na Amazónia e como arbovírus emergente na região Sudeste, a mais povoada do Brasil.
  • Os Flavivírus do Dengue, da encefalite de Saint Louis, Rocio e Zika, produzindo surtos de meningoencefalite no Brasil. Serão apresentados alguns estudos de casos para ilustrar as infecções no sistema nervoso central. Também será abordado o Perybunyaviridae Oropouche, produzindo epidemias com casos de meningoencefalite.
  • Os riscos associados à reurbanização do arbovírus da febre amarela e o risco inerente à transição potencial dos ciclos urbanos para os ciclos silvestres dos vírus da Dengue e Zika.

07 de Julho de 2022
12h00 - 13h00 (hora de Lisboa)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83465995032

Luiz Tadeu Moraes Figueiredo possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlandia, Mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo e Doutoramento em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de Pós-Doutoramento na Universidade de Yale nos Estados Unidos e na Universidade de Nagasaki no Japão. Tem vasta experiência na área de doenças infeciosas, tropicais e microbiologia, com ênfase em virologia, atuando, principalmente, em temas relativos a arbovírus (dengue, febre amarela, febre do oropouche), vírus associados a roedores (hantavirus, arenavírus) e vírus emergentes. Professor Titular de Doenças Infecciosas e Tropicais e Coordenador do Centro de Pesquisa em Virologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Bolseiro de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A.

Other Articles

  • 28 July . Urban Ecology . Open day talks

    Conference 28 July . Urban Ecology . Open day talks

  • Lecture 2022-07-19 11:00 FCUL 2.2.21

    Conference Lecture 2022-07-19 11:00 FCUL 2.2.21

  • Webinar "A importância da gestão tradicional dos olivais de sequeiro na conservação da flora ameaçada do baixo Alentejo"

    Conference Webinar sobre gestão de olivais e a conservação de flora ameaçada

  • Conferências

    Conference Ciclo de Conferências Promovidas pela SPEN - Dia Mundial da Abelha e Espécies Invasoras

  • Webinar Travar a perda de diversidade: estratégias de sensibilização

    Conference Webinar Travar a perda de diversidade: estratégias de sensibilização