News

Webinar sobre gestão de olivais e a conservação de flora ameaçada

Esta Terça-feira dia cinco de Julho, pelas 14:30, a Ana Júlia Pereira vai falar-nos sobre a importância da gestão tradicional dos olivais de sequeiro na conservação da flora ameaçada do baixo Alentejo

As comunidades de plantas associadas aos sistemas agrícolas de sequeiro que ocupam os solos básicos não calcários do Baixo Alentejo, são de uma enorme riqueza e originalidade biogeográfica e apresentam uma ecologia adaptada à perturbação regular do solo pelas lavras.
Fazem parte destas comunidades espécies como, Linaria ricardoi, endemismo português, e Anchusa puechii, endemismo ibérico, que habitam, atualmente, quase exclusivamente nos olivais tradicionais de sequeiro. O declínio das suas populações provocado pela intensificação agrícola e pela conversão das culturas de sequeiro em culturas intensivas de regadio, é a causa principal da sua atual categoria de ameaça de risco de extinção. E este é um padrão comum a várias outras plantas arvenses que estão também ameaçadas.
Nesta apresentação iremos focar-nos nos efeitos que o tipo de gestão nos olivais de sequeiro pode ter sobre estas espécies, fazendo também uma contextualização sobre a história evolutiva destas comunidades, que nos ajudará a compreender a dependência destas plantas da gestão tradicional, em particular da lavra.

É necessário inscreverem-se aqui.

Mais informações aqui.

Other Articles

  • 28 July . Urban Ecology . Open day talks

    Conference 28 July . Urban Ecology . Open day talks

  • Lecture 2022-07-19 11:00 FCUL 2.2.21

    Conference Lecture 2022-07-19 11:00 FCUL 2.2.21

  • Encontros Scientia

    Conference Encontros Scientia | 07-07-2022 | Luiz Tadeu Moraes Figueiredo

  • Conferências

    Conference Ciclo de Conferências Promovidas pela SPEN - Dia Mundial da Abelha e Espécies Invasoras

  • Webinar Travar a perda de diversidade: estratégias de sensibilização

    Conference Webinar Travar a perda de diversidade: estratégias de sensibilização