News

Contratualização do Projeto AdaptForGrazing

Na imagem: Professora Cristina Branquinho (Fotografias de Helena Serrano)

Contratualização do Projeto AdaptForGrazing

Foi hoje contratualizado em Santarém o projeto AdaptForGrazing que foi inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência. Com este projeto pretende-se adaptar a gestão da vegetação para melhorar a resiliência dos agro-sistemas às alterações climáticas, recorrendo ao pastoreio extensivo de raças autóctones e ao aproveitamento agrícola, através da promoção de múltiplos bens e serviços dos ecossistemas e da redução da sua vulnerabilidade, em pastagens, em pastagens sob quercíneas e em redor de aglomerados urbanos de baixa densidade.

Este projeto coordenado pela Professora Cristina Branquinho envolve quatro Instituições de Ensino Superior: a Faculdade de Ciências da ULisboa, a Universidade de Évora, o IP de Castelo Branco e o IP de Beja. Envolve igualmente a CAP, a CNCACSA, o INIAV – Elvas, três ONGAs (SPEA, LPN e ADPM) e 21 PMEs, no total de 30 entidades.

A cerimónia de apresentação e contratualização dos Projetos Investigação Científica e Desenvolvimento nas áreas de «Mitigação das Alterações Climáticas» e «Adaptação às Alterações Climáticas» inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência - “Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria” decorreu no grande auditório do Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura 2022, no dia 8 de junho.

 

Other Articles

  • “Ar no Mar. As aves do oceano profundo”

    Others “Ar no Mar. As aves do oceano profundo”

  • Concurso de fotografia

    Others Concurso de fotografia NaturGramPT

  • LandUnderPressure

    Others Projeto LandUnderPressure

  • COVIDETECT

    Others COVIDETECT foi um dos vencedores dos Prémios Verdes

  • Artigo do Público sobre o Projeto FCULresta

    Others Artigo do Público sobre o Projeto FCULresta