News

COVIDETECT foi um dos vencedores dos Prémios Verdes

Na imagem: vencedores dos Prémios Verdes (Fotografias de Marcos Borga)

COVIDETECT foi um dos vencedores dos Prémios Verdes

O projeto COVIDETECT foi vencedor dos Prémios Verdes (iniciativa da Visão e Águas de Portugal) na categoria investigação. Este projecto coordenado pela Professora Mónica Cunha, do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do cE3c demonstrou como pode a monitorização das águas residuais contribuir  para a vigilância precoce da circulação e transmissão do vírus SARS-CoV-2 na comunidade, numa perspetiva complementar à vigilância sindrómica, apenas quatro semanas após o primeiro caso da COVID-19 em Portugal.

Este projeto contou com uma equipa multidisciplinar interinstitucional composta ainda pelo Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico da ULisboa, AdP VALOR, Águas do Tejo Atlântico, Águas do Norte e SIMDOURO e monitorizou a circulação do vírus SARS-CoV-2 nas águas residuais dos efluentes de três hospitais de referência e em cinco Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) localizadas nos grandes centros urbanos de Lisboa, Cascais, Gaia e Guimarães.

Os Prémios Verdes são uma iniciativa da Visão e Águas de Portugal (AdP) e foram recebidas 150 candidaturas para dez categorias em concurso. Os vencedores foram conhecidos no Dia Mundial do Ambiente, numa cerimónia que teve lugar na Fábrica da Água de Alcântara, em Lisboa.

Muitos Parabéns a toda a equipa!

 

Other Articles

  • “Ar no Mar. As aves do oceano profundo”

    Others “Ar no Mar. As aves do oceano profundo”

  • Concurso de fotografia

    Others Concurso de fotografia NaturGramPT

  • LandUnderPressure

    Others Projeto LandUnderPressure

  • Contratualização do Projeto AdaptForGrazing

    Others Contratualização do Projeto AdaptForGrazing

  • Artigo do Público sobre o Projeto FCULresta

    Others Artigo do Público sobre o Projeto FCULresta