News

COVIDETECT foi um dos vencedores dos Prémios Verdes

Na imagem: vencedores dos Prémios Verdes (Fotografias de Marcos Borga)

COVIDETECT foi um dos vencedores dos Prémios Verdes

O projeto COVIDETECT foi vencedor dos Prémios Verdes (iniciativa da Visão e Águas de Portugal) na categoria investigação. Este projecto coordenado pela Professora Mónica Cunha, do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do cE3c demonstrou como pode a monitorização das águas residuais contribuir  para a vigilância precoce da circulação e transmissão do vírus SARS-CoV-2 na comunidade, numa perspetiva complementar à vigilância sindrómica, apenas quatro semanas após o primeiro caso da COVID-19 em Portugal.

Este projeto contou com uma equipa multidisciplinar interinstitucional composta ainda pelo Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico da ULisboa, AdP VALOR, Águas do Tejo Atlântico, Águas do Norte e SIMDOURO e monitorizou a circulação do vírus SARS-CoV-2 nas águas residuais dos efluentes de três hospitais de referência e em cinco Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) localizadas nos grandes centros urbanos de Lisboa, Cascais, Gaia e Guimarães.

Os Prémios Verdes são uma iniciativa da Visão e Águas de Portugal (AdP) e foram recebidas 150 candidaturas para dez categorias em concurso. Os vencedores foram conhecidos no Dia Mundial do Ambiente, numa cerimónia que teve lugar na Fábrica da Água de Alcântara, em Lisboa.

Muitos Parabéns a toda a equipa!

 

Other Articles

  • Rachel Carson

    Others Apresentação do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson

  • Maria Amélia Martins-Loução. Imagem de Público (Azul)

    Others Maria Amélia Martins-Loução reeleita Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia

  • Veado-do-padre-david, Elaphurus davidianus

    Others A (mega)fauna de ontem, hoje e amanhã

  • Exposição NaturGramPT

    Others Exposição de fotografia NaturGramPT é inaugurada no Centro Comercial de Alvalade

  • No transecto da Quinta da Peninha foram contados cerca de 800 indivíduos de uma única espécie, a napi (Pieris napi), fazendo dela a espécie com mais registos realizados numa única amostragem. © Albano Soares

    Others Contadores de borboletas fazem balanço de quatro anos de Censos de Borboletas em Portugal