News

Curso sobre Agricultura de Precisão e Tecnologias de Deteção “in Situ”

O Projecto “Soildarity” (www.soildarity.eu) vai organizar um Curso sobre Agricultura de Precisão e Tecnologias de Deteção “in Situ” (Proximal soil sensing technologies for soil fertility assessment). O curso será  ministrado pelo MIGAL Institute de Israel e pela Universidade de Gent da Bélgica e decorrerá em Lisboa, nas instalações da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Campo Grande) e inclui duas saídas de campo.

A agricultura de precisão tem como objetivo  aumentar a eficiência, a produtividade e a rentabilidade da produção agrícola, e em simultâneo reduzir os seus impactos ambientais negativos, devido à exata quantificação e aplicação de fertilizantes, sementes ou água. Este Curso pretende demonstrar como funciona um sistema integrado capaz de quantificar as variações espácio-temporais do solo durante o desenvolvimento das culturas, baseado no uso integrado de análises de solo, tecnologias de precisão e de deteção próxima, entre outras, nos domínios da geofísica, raios gama, eletroquímica e ótica. O objetivo do curso é formar ESR, estudantes, técnicos, agricultores e cientistas interessados na agricultura de precisão e na sua relação com a fertilidade do solo, visando aumentar a adoção futura da agricultura de precisão pelos agricultores e atores relacionados. 

O curso decorrerá de 9 a 19 de Maio de 2022, será ministrado em Inglês e a sua frequência é gratuita. Será uma atividade presencial e incluirá exposições teóricas, desafios práticos e discussões informais. Pode consultar o programa detalhado no pdf. O número de participantes é limitado a 20.

Em caso de dúvidas, por favor contacte através do email ccruz@fc.ul.pt.

Other Articles

  • CHANGE promove workshop “Ciência e Políticas Públicas: Como Conseguir Pontes?” para investigadores CE3C

    Courses CHANGE promove workshop “Ciência e Políticas Públicas: Como Conseguir Pontes?” para investigadores CE3C

  • O sucesso do Curso de Outono em Gestão de Risco Climático

    Courses O sucesso do Curso de Outono em Gestão de Risco Climático

  • Tecnologia ao serviço da ecologia: curso avançado estreia-se com sucesso na Herdade da Ribeira Abaixo

    Courses Tecnologia ao serviço da ecologia: curso avançado estreia-se com sucesso na Herdade da Ribeira Abaixo

  • Summer Course on "Island Biogeography and Macroecology"

    Courses Summer Course on "Island Biogeography and Macroecology"

  • Cursos Avançados ce3c

    Courses Curso Avançado cE3c "Soil ecology and ecosystem services" – data limite de candidaturas alargada para dia 7 de janeiro de 2022