News

Instalação da primeira AIR Station do país, local de reciclagem de plástico desenvolvidos pela Fundação Parley for the Oceans

Instalação da primeira AIR Station do país, local de reciclagem de plástico desenvolvido pela Fundação Parley for the Oceans
 

Foi formalizado um acordo entre a Fundação Parley for the Oceans e a Câmara de Gaia - e que contou com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e representantes dos três principais parceiros nacionais da Parley, o cE3c, o Inesc-Tec e a Marinha.

Este acordo permitirá instalar a primeira AIR Station do país, um local onde o plástico apanhado em ações de limpeza nas praias será transformado em algo útil, seguindo a lógica da economia circular. O projeto deverá estar concluído dentro de um ano, altura em que está prevista a entrada em funcionamento da primeira oficina de reciclagem de plástico da fundação no país, a AIR Station.

Em 2022 começará a ser requalificado e readaptado o edifício que tem abandonado e onde se pretende instalar um conjunto de atividades relacionadas com a proteção dos oceanos.

A AIR Station a instalar no local, cujo acrónimo significa em inglês evitar (avoid), intercetar (intercept) e redesenhar (redesign), será o local de tratamento e transformação do plástico recolhido nas ações de limpeza das praias que serão desenvolvidas.

Neste local funcionará também um centro de interpretação do Geossítio de Lavadores e da Reserva Natural do Estuário do Douro, um espaço interativo que permitirá conhecer melhor a costa local, seja a sua composição ou as espécies que a habitam.

Notícia: https://www.publico.pt/2021/12/26/local/noticia/canidelo-antigo-posto-vigia-vai-ajudar-transformar-plastico-suja-mar-1989621

 

Other Articles

  • Menção Honrosa

    Others Menção Honrosa Prémio Casa das Ciências na categoria de Recurso Educativo.

  • Entrega Prémio

    Others Grande Prémio Ciência Viva 2021 atribuído à Professora Maria Amélia Martins-Loução.

  • Prémio Ciência Viva

    Others Professora Maria Amélia Martins-Loução vence Grande Prémio Ciência Viva 2021

  • Provas de agregação de Octávio Paulo (CoBIG2-cE3c)

    Others Provas de agregação de Octávio Paulo (CoBIG2-cE3c)

  • Tese doutoramento Ana Cristina Lopes dos Reis

    Others Defesa Tese de Doutoramento de Ana Cristina Lopes dos Reis (CSES-cE3c)