News

Projeto SOCLIMPACT concluiu três anos de trabalho com a organização da Primeira Cimeira das Ilhas Europeias sobre as Alterações Climáticas

8/04/2021. Texto adaptado do comunicado oficial do projeto por Marta Daniela Santos.

O projeto europeu SOCLIMPACT H2020, do qual o cE3c é parceiro, assinalou o seu encerramento organizando a Primeira Cimeira das Ilhas Europeias sobre as Alterações Climáticas, que teve lugar a 23 de março de 2021.

A Primeira Cimeira das Ilhas Europeias sobre as Alterações Climáticas representou o culminar de 40 meses de trabalho intensivo da equipa do projeto europeu SOCLIMPACT – um consórcio formado por 24 instituições de diferentes naturezas e especialidades, entre elas o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, através da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Esta Cimeira representou o mais importante evento organizado pelo projeto, tendo reunido académicos, representantes de alto-nível das 12 ilhas e regiões ultraperiféricas da União Europeia, e membros do painel da Comissão Europeia para analisar os benefícios conjuntos e percurso de adaptação no tempo para construir arquipélagos mais resilientes. A Cimeira teve como objetivo envolver os vários intervenientes na utilização sustentável do conhecimento gerado pelo projeto e na sua aplicação na reformulação no desenvolvimento de políticas e pode ser visto na totalidade aqui.

“Algo que esteve presente ao longo dos cerca de três anos do projeto SOCLIMPACT foi que todo o trabalho que realizámos só pode ser realmente útil se envolvermos os decisores políticos – é através deles que se torna possível aplicar e utilizar de forma correta o conhecimento que construímos neste projeto, onde desenvolvemos ferramentas e informação de qualidade que lhes permita prevenir, adaptar ou mitigar of efeitos das alterações climáticas nos territórios ilha”, explica Hugo Costa, líder da equipa do cE3c que faz parte do projeto, e da qual fazem parte também Ricardo Encarnação Coelho, Tiago Capela Lourenço, Andreia Sousa e Rob Swart .

Um dos temas quentes de discussão foi o Sistema de Intercâmbio de Informações Regional (Regional Exchange Information System, REIS, em inglês) e a Ferramenta de Apoio à Adaptação para Ilhas (Adaptation Support Tool for Islands), um serviço climático desenvolvido pelo projeto SOCLIMPACT que visa facilitar o trabalho em rede, não apenas no apoio ao desenvolvimento de políticas de adaptação regional, mas também para promover a integração dos resultados da adaptação na Estratégia de Adaptação da União Europeia. A plataforma REIS oferece assim uma grande oportunidade para todas as ilhas e arquipélagos discutirem intensamente e estabelecerem uma referência para Adaptação e Crescimento Azul.

A equipa do projeto pretende que esta Cimeira seja a primeira de várias reuniões anuais que serão realizadas no futuro no sentido de continuar a unir esforços para combater os impactos das alterações climáticas nas ilhas europeias e no resto do mundo.

Other Articles

  • 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleós Essenciais

    Conference 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleos Essenciais

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria