News

O cE3c na Noite Europeia dos Investigadores em 2020

24/11/2020. 

Em 2020 a Noite Europeia dos Investigadores assinala-se a 27 de novembro, sexta-feira. Fazendo face aos desafios e às medidas de segurança necessárias face à pandemia de COVID-19, a edição deste ano é marcada por um programa online com mais de duas centenas de atividades em diversas áreas científicas, a par com um conjunto mais reduzido de atividades presenciais em algumas cidades do país.

Podem já participar nas várias atividades dinamizadas pelo cE3c: (em atualização)

// O que sabes sobre os invertebrados de Portugal? Quiz dinamizado no âmbito da Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal continental. Participe aqui.

// Abelhas, o que sabemos sobre elas? Em parceria com a Sociedade Portuguesa de Entomologia - SPEN. Desafiamo-lo a construir um abrigo para abelhas solitárias! Veja neste vídeo como fazer. Participe no quiz para avaliar os seus conhecimentos sobre a diversidade e importância destes insetos polinizadores – aqui.

// Invisíveis, mas em todo o lado: os microrganismos. Um conjunto de vídeos, entrevistas e conversas mostra a importância dos microrganismos nas nossas vidas, desde o impacto na saúde, passando pela agricultura e a alimentação, até aos serviços do ecossistema. Veja aqui!

// Como circula a natureza nas cidades? Pedro Pinho, investigador do UrbanLab, no cE3c, vai estar à conversa com Raquel Barata (MUHNAC), numa entrevista cujas respostas nos vão informar como as cidades podem ser planeadas para serem ambientalmente sustentáveis, resilientes, equitativas e inclusivas. Em direto no canal YouTube do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), às 16h00 desta sexta-feira, 27 novembro, aqui.

‘Ciência e Natureza – Preservação do Património Cultural e Natural’ é o tema da edição de 2020 da Noite Europeia dos Investigadores. O programa online decorre entre as 15h00 e as 22h00 (hora de Lisboa), com mais de duas centenas de atividades.

Other Articles

  • Beleza da Natureza e talento em destaque na 4ª Exposição de Fotografia em História Natural e Ciência

    Others Beleza da Natureza e talento em destaque na 4ª Exposição de Fotografia em História Natural e Ciência

  • Rachel Carson

    Others Apresentação do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson

  • Maria Amélia Martins-Loução. Imagem de Público (Azul)

    Others Maria Amélia Martins-Loução reeleita Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia

  • Veado-do-padre-david, Elaphurus davidianus

    Others A (mega)fauna de ontem, hoje e amanhã

  • Exposição NaturGramPT

    Others Exposição de fotografia NaturGramPT é inaugurada no Centro Comercial de Alvalade