News

A CONCURSO: Duas (2) Bolsas de Doutoramento

A Fundação Gaspar Frutuoso abre concurso para atribuição de 2 (duas) bolsas de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de Ciências Biológicas e áreas afins, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c, UIDP/00329/2020).

O período de candidaturas decorre entre 28 de setembro e 19 de outubro de 2020. As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura previstos no presente Aviso de Abertura de Concurso devem ser submetidos, obrigatoriamente, por correio eletrónico para paulo.av.borges@uac.pt com conhecimento para fgf@uac.pt com o assunto Concurso Bolsas de Doutoramento Biologia (3CBIO).

Mais informações disponíveis no edital disponível do lado esquerdo.

 

Planos de trabalho das Bolsas de Investigação para Doutoramento

Os planos de trabalho das bolsas serão enquadrados pelo plano de atividades e estratégia do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais /Grupo da Biodiversidade dos Açores, no âmbito da Linha Temática LT1 do projeto estratégico do cE3c “Desenvolvimento de avaliações integradas da biodiversidade para monitorizar os impactos das alterações globais na biodiversidade” coordenado por Paulo A. V. Borges. São necessárias metas globais de conservação para interromper a perda de biodiversidade até 2020 (Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica, CBD, Alvo Aichi 12; Objetivo 15 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas), mas os indicadores existentes (Índice do Planeta Vivo, Índice da Lista Vermelha, GEOBON) estão limitados pela disponibilidade de dados. Consequentemente, é crucial otimizar e fortalecer os recursos que facilitarão avaliações adicionais da Lista Vermelha da IUCN, obter mais dados e disponibilizar as informações existentes da maneira mais eficiente possível (Meta 19 da Aichi CBD da ONU).

Bolsa de Investigação para Doutoramento 1. Este projeto terá como grupo alvo os briófitos endémicos da Macaronésia, e terá como objetivos: (i) Analisar a sensibilidade das espécies alvo às alterações ambientais dos usando modelos de distribuição de espécies (SDMs) e comparar as projeções das distribuições potenciais das espécies entre dois períodos padrão (períodos a serem escolhidos de acordo com o IPCC); (ii) Analisar a sensibilidade das espécies alvo a alterações do uso do solo, comparando a distribuição potencial das espécies em diferentes habitats em diferentes períodos padrão; (iii) Analisar os efeitos da intensidade do uso do solo na matriz circundante de diferentes habitats importantes para briófitos (por exemplo, áreas costeiras, áreas montanhosas, florestas, pastagens, etc.).

Bolsa de Investigação para Doutoramento 2. Este projeto terá como grupo alvo os artrópodes dos Açores, e terá como objetivos: (i) Completar a base de dados de artrópodes dos Açores, com informação de abundância, distribuição e atributos funcionais para grupos selecionados; (i) Prever o risco de extinção de espécies indígenas e de invasão das introduzidas, utilizando dados da variação espacial e temporal da abundância e incidência; (iii) Correlacionar as características funcionais e o risco de extinção de espécies indígenas e de invasão de espécies introduzidas, analisando os modelos criados; (iv) Reavaliar o estatuto dos artrópodes açorianos na Lista Vermelha da IUCN e propor uma lista de espécies exóticas para a Lista Negra. Várias bases de dados vão estar disponíveis sobre os artrópodes dos Açores (e.g. BALA, EDEN, SLAM) e vai também utilizar-se técnicas de “remote sending” (por exemplo, Sentinel 1-2, Landsat 8).

Other Articles

  • Consórcio de Escolas de Ciências Naturais e Biodiversidade abre novo concurso para 20 bolsas de investigação

    New Positions Consórcio de Escolas de Ciências Naturais e Biodiversidade abre novo concurso para 20 bolsas de investigação

  • Vaga para posição de pós-doutoramento no domínio da genómica de populações e especiação

    New Positions Vaga para posição de pós-doutoramento no domínio da genómica de populações e especiação

  • CALL FOR A PHD FELLOWSHIP

    New Positions CALL FOR A PHD FELLOWSHIP

  • CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN

    New Positions CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN

  • CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN

    New Positions CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN