News

Cristina Antunes distinguida com Menção Honrosa no Prémio CAPES de Tese 2019


Photos Gallery

10/09/2019. Texto de Marta Daniela Santos. Na foto em destaque: Cristina Antunes. Na foto à esquerda: Simone Vieira (UNICAMP) e Cristina Máguas (cE3c-FCUL), orientadoras de doutoramento de Cristina Antunes.

Cristina Antunes, atualmente investigadora de pós-doutoramento no cE3c, foi distinguida com uma Menção Honrosa na área de Biodiversidade na edição de 2019 do Prémio CAPES de Tese (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que distingue teses de doutoramento desenvolvidas e defendidas no Brasil.

No seu projeto de doutoramento, Cristina Antunes estudou a vulnerabilidade de florestas costeiras à diminuição de recursos hídricos, num trabalho colaborativo entre a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (Brasil) e o cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com Simone Vieira (UNICAMP) e Cristina Máguas (cE3c-FCUL) como orientadoras.

O seu projeto de doutoramento envolveu a colaboração com várias instituições científicas e bastante trabalho de campo em locais como a floresta da Restinga da Mata Atlântica e a Reserva Biológica de Doñana, onde estudou a estratégias de uso da água e desempenho fisiológico da vegetação em diferentes ecossistemas e avaliou a sua resposta a flutuações no tempo e no espaço da água subterrânea.

“Fiquei muito feliz com este reconhecimento! Esta distinção traz consigo uma grande motivação para continuar a desenvolver trabalho sobre o funcionamento e conservação de ecossistemas tão fascinantes como os que estudei no meu doutoramento. É também um reconhecimento do apoio que o Programa de Pós-graduação em Ecologia da UNICAMP, o Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas da UNICAMP e o grupo ‘Environmental Stress & Functional Ecology - ESFE’ do cE3cme proporcionaram ao longo do desenvolvimento desta tese transatlântica, demonstrando como fortes parcerias e trabalho colaborativo podem avançar significativamente o nosso conhecimento das florestas”, conta Cristina Antunes.

Cristina Antunes foi também recentemente distinguida no cE3c com o PhD Merit Award 2019 na 5ª edição do Encontro Anual do cE3c (1-2 julho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência) – recordamos AQUI a sua entrevista no âmbito deste prémio.

O Prémio CAPES de Tese distingue teses de doutoramento desenvolvidas e defendidas no Brasil, em 49 áreas de avaliação – em cada área é premiado um vencedor e até duas menções honrosas. Na edição de 2019 foram avaliadas 1140 candidaturas – os resultados estão disponíveis aqui.


Tags: ESFE

Other Articles

  • Fernando Mangas Catarino celebrou 90 anos!

    Others Fernando Mangas Catarino celebrou 90 anos!

  • Ana Cláudia Oliveira galardoada com Prémio Científico Mário Quartin Graça 2022

    Others Ana Cláudia Oliveira galardoada com Prémio Científico Mário Quartin Graça 2022

  • cE3c no Encontro Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola 2022

    Others cE3c no Encontro Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola 2022

  • O que se passa para haver tantas moscas em Lisboa (e um pouco por todo o País)

    Others O que se passa para haver tantas moscas em Lisboa (e um pouco por todo o País)

  • Workshop "Put your hands in the dirt! – Communicate soil science to children"

    Others Workshop "Put your hands in the dirt! – Communicate soil science to children"