News

Dia Internacional do Microrganismo 2019: assinalar a importância destes seres invisíveis, de Portugal para o resto do mundo

12/09/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

É já no próximo dia 17 de setembro que se assinala o Dia Internacional do Microrganismo, com iniciativas que terão lugar um pouco por todo o país, Europa e América do Sul – incluindo várias organizadas pelo cE3c. É a terceira vez que se assinala esta efeméride, cuja proposta de criação tem raízes no cE3c. O programa completo de atividades está disponível aqui (em atualização).

Celebrado pela primeira vez em 2017, o Dia Internacional do Microrganismo tem por objetivo alertar para a importância destes seres invisíveis em todas as dimensões do nosso dia-a-dia. E são as investigadoras Cristina Cruz e Maria Amélia Martins-Loução, do cE3c, que estão na origem desta efeméride (como noticiámos aqui em 2017) e que, em parceria com outros investigadores - José Matos (Ordem dos Biólogos; cE3c-FCUL), Rogério Tenreiro (BioISI - FCUL) e Isabel Sá Correia (iBB – Instituto Superior Técnico) – têm promovido esta data e mobilizado as várias entidades envolvidas ao longo dos últimos anos.

“Tem sido muito engraçado porque, quando contactamos as pessoas para lhes falar no Dia do Microrganismo, logo nos dizem que não trabalham em microbiologia. Mas passados alguns minutos de conversa sobre saúde, alimentação ou indústria, estamos invariavelmente a falar de micróbios. E por isso as instituições, as empresas, as escolas e outras entidades que contactamos aderem naturalmente à ideia”, explica Cristina Cruz.

O dia escolhido, 17 de setembro, corresponde ao dia em que, em 1683, o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society de Londres descrevendo pela primeira vez um microrganismo: uma descrição rigorosa, devidamente ilustrada por desenhos, de bactérias vivas presentes numa placa dentária.

O Dia Internacional do Microrganismo 2019 em Portugal

Em Portugal, o Dia Internacional do Microrganismo é promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, pela Ordem dos Biólogos, pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Sociedade Portuguesa de Ecologia, com o Alto Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO e o apoio da Federação Europeia de Sociedades de Microbiologia (FEMS). São várias as atividades que vão ter lugar um pouco por todo o país, dirigidas a públicos de todas as idades – e todas são de participação gratuita.

No Pavilhão do Conhecimento, entre as 17h30 e as 21h00 terão lugar atividades práticas, momentos artísticos, numa ligação da arte à ciência, e um café de ciência dedicado à importância dos microrganismos do nosso intestino – programa disponível aqui. Em particular, às 18h30 terá lugar a apresentação do livro “Histórias num admirável mundo invisível”, de Maria Amélia Martins-Loução, e às 19h00 um espetáculo de dança “Blow”, sobre as fronteiras do indivíduo, por Ana Corrêa (cE3c-FCUL). A participação é livre em todas as atividades (a participação no café ciência requer inscrição prévia obrigatória).

Também o Instituto Superior Técnico se associa mais uma vez à celebração do Dia Internacional do Microrganismo, com apresentações e atividades práticas ao longo de todo o dia – programa disponível aqui.

Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa terão também lugar várias atividades no Arco da Rua Augusta entre as 10h00 e as 18h00. Alguns dos temas em destaque nestas atividades práticas são os microrganismos e a alimentação, os microrganismos na cidade, as doenças transmitidas por microrganismos tendo os insetos como vetores, e o microbioma. O programa ficará em breve disponível em https://internationalmicroorganismday.wordpress.com/.

Mas não é só no centro de Lisboa que se celebra o Dia Internacional do Microrganismo: estão também já confirmadas atividades abertas ao público e iniciativas do ITQB, Universidade NOVA (programa aqui), bem como atividades em Coimbra (programa aqui), no Porto, na Covilhã e nos Açores – o programa nacional encontra-se em atualização e mais atividades e cidades poderão ser acrescentadas ao programa até 17 de setembro.

O Dia Internacional do Microrganismo 2019 pelo mundo

A nível europeu, está já confirmada a realização de atividades na Lituânia, na Ucrânia, na Moldávia e na Sérvia. E, pela primeira vez, a celebração estende-se para lá da Europa, com vários eventos já confirmados na América Latina: em particular, em Cuba, na Argentina e no Brasil.

“Estamos muito felizes com esta expansão da celebração do Dia Internacional do Microrganismo, que só tem sido possível graças ao entusiasmo de um grupo dinâmico, criativo e multidisciplinar de investigadores que tem contagiado colegas e cidadãos com as suas ideias e preocupações”, conclui Cristina Cruz.

Other Articles

  • 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleós Essenciais

    Conference 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleos Essenciais

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria