News

Cerimónia “100 dias para a ECCA 2019” – 16 fevereiro, Parque Urbano do Vale da Montanha


Photos Gallery

13/02/2019. Texto adaptado do comunicado de imprensa da ECCA 2019 por Marta Daniela Santos.

A 16 de fevereiro, pelas 11h00, vai realiza-se no Parque Urbano do Vale da Montanha (Areeiro, Lisboa) a cerimónia de celebração dos 100 dias para a ECCA 2019 (28-31 maio, Lisboa), a maior conferência europeia sobre alterações climáticas. Vários investigadores do cE3c-FCUL estão envolvidos na sua organização.

No próximo sábado, 16 de fevereiro, vários membros do comité de organização da ECCA 2019 irão plantar 100 árvores num dos mais recentes parques urbanos em crescimento na cidade de Lisboa, o Vale da Montanha, no Areeiro.

Participam na cerimónia o Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes; o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins; o representante da Comissão Europeia no âmbito dos projetos Horizonte 2020, Diogo de Gusmão-Sørensen; e representantes dos projetos europeus PLACARD, BINGO e RESCCUE, co-organizadores desta conferência.

A edição de 2019 da ECCA – European Climate Change Adaptation Conference irá realizar-se entre 28 e 31 de maio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Esperam-se mais de 1000 participantes nesta que é a maior conferência europeia sobre alterações climáticas. O facto de esta acontecer em Lisboa representa uma excelente oportunidade para debater aspetos relacionados com estratégias de adaptação às alterações climáticas no sul da Europa, incluindo os que se relacionam com as cidades.

A ECCA 2019 contará com a participação de investigadores, técnicos, decisores, autoridades e agências nacionais, regionais e locais com responsabilidade na implementação de medidas de adaptação às alterações climáticas, empresas, organizações não-governamentais e sociedade civil.

A organização da ECCA 2019 irá ainda promover a mitigação de emissões de CO2 associadas ao evento, através da plantação de árvores nativas da flora portuguesa na região centro de Portugal.

Esta iniciativa conta já com o apoio de um conjunto de entidades patrocinadoras, entre outras que se juntarão, a saber: Área Metropolitana de Lisboa (AML), Climate-fit.city project, Copernicus, Elsevier, Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), Energias de Portugal (EDP), IOP Publishing, JPI Climate, Parceria Portuguesa para a Água (PPA), TAP Air Portugal, Taylor & Francis Group (Routledge) e TEC-Conseil.

Other Articles

  • Investigação portuguesa sobre mamíferos marinhos em debate em Lisboa a 15 de novembro

    Conference Investigação portuguesa sobre mamíferos marinhos em debate em Lisboa a 15 de novembro

  • Curso Avançado cE3c "Island Biogeography": mudança de calendário

    Conference Curso Avançado cE3c "Island Biogeography": mudança de calendário

  • Workshop “Biodiversidade, interações e conservação em ilhas” | 23 outubro, 15h, FCUL

    Conference Workshop “Biodiversidade, interações e conservação em ilhas” | 23 outubro, 15h, FCUL

  • Lontras, texugos, doninhas e muitos outros: especialistas europeus reúnem-se em Lisboa para discutir mais recente investigação em mustelídeos

    Conference Lontras, texugos, doninhas e muitos outros: especialistas europeus reuniram-se em Lisboa para discutir mais recente investigação em mustelídeos

  • O cE3c na Noite Europeia dos Investigadores 2019

    Conference O cE3c na Noite Europeia dos Investigadores 2019