News

Ponte entre ação climática europeia e local: projeto BEACON lançado em Portugal, com cE3c como uma das instituições parceiras

1/10/2018. Texto de Marta Daniela Santos. Fotografia cedida por Gil Penha-Lopes.

O projeto europeu Bridging European and Local Climate Action – BEACON foi lançado no passado dia 21 de setembro, Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis. Em Portugal, o projeto é coordenado pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – FCUL) e pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa), onde teve lugar o seminário de lançamento nacional.

Com o objetivo de promover a ação climática e a facilitação de uma partilha entre os governos nacionais, municípios e escolas da Europa, o projeto BEACON terá a duração de três anos e envolve parceiros de Portugal, Polónia, República Checa, Roménia, Grécia e Alemanha.

Ansião, Coruche, Loulé, Setúbal e Viana do Castelo são os municípios portugueses selecionados para participar neste projeto, e que se juntam a um total de trinta e quatro municípios dos países parceiros do projeto que irão receber apoio técnico e formações para compreender e adaptar boas práticas de medidas bem-sucedidas de redução de emissões e implementá-las com sucesso no seu contexto local, num contexto de partilha e aprendizagem.

“Com este projeto iremos capacitar estes cinco municípios para a implementação de opções e medidas de mitigação as alterações climáticas, especificamente através da redução do consumo de energia assim como a sua produção por processos sustentáveis, mas não só. Iremos trabalhar diretamente com decisores políticos e técnicos de diferentes departamentos do município para que no final de 2021 estes municípios tenham estratégias, competências e propostas elaboradas para conseguirem financiamento europeu para implementar soluções locais”, refere Gil Penha-Lopes, investigador do cE3c-FCUL e um dos coordenadores deste projeto em Portugal, em conjunto com João Mourato, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O projeto BEACON é liderado pelas empresas Ecofys e adelphi, com financiamento da German European Climate Initiative (EUKI, em alemão), e dá continuidade a diversos projetos que a FCUL e o ICS-ULisboa têm tido com municípios portugueses na temática da ação climática local, incluindo mitigação e adaptação, como os projetos CHANGE, BASE e ClimAdaPT.Local, entre outros.


Tags: CCIAM

Other Articles

  • Primeiro passo para a criação da Rede Portuguesa de Restauro Ecológico

    Project Primeiro passo para a criação da Rede Portuguesa de Restauro Ecológico

  • Exposição “Insetos em Ordem” chega a Santa Iria de Azóia

    Project Exposição “Insetos em Ordem” chega a Santa Iria de Azóia

  • Arranca amostragem pioneira no âmbito do projeto da Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal

    Project Arranca amostragem pioneira no âmbito do projeto da Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal

  • Primeira comunidade de energias renováveis em Portugal pode vir a nascer em São Luís, Odemira

    Project Primeira comunidade de energias renováveis em Portugal pode vir a nascer em São Luís, Odemira

  • Expedição à Antártida: líquenes como indicadores ecológicos de mudanças climáticas súbitas

    Project Expedição à Antártida: líquenes como indicadores ecológicos de mudanças climáticas súbitas