News

O cE3c na Noite Europeia dos Investigadores 2018


Photos Gallery

24/09/2018 (atualizado a 2/10/2018). Texto de Marta Daniela Santos.

Na passada sexta-feira, 28 de setembro, a ciência saiu à rua um pouco por todo o país na celebração de mais uma Noite Europeia dos Investigadores - e o cE3c marcou presença em Lisboa, no evento organizado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), como parceiro de uma atividade organizada pela Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN)

O cE3c-FCUL foi parceiro da atividade Natura non grata - O estranho caso da processionária do pinheiro”, organizada pela Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) para a edição deste ano da Noite Europeia dos Investigadores: uma entre as dezenas de atividades científicas que tiveram lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e no Jardim do Príncipe Real entre as 18h00 e as 00h00 da passada sexta-feira, 28 de setembro.

Nesta atividade, em forma de jogo, as investigadoras Carla Rego (IBBC-cE3c/Grupo de Biodiversidade dos Açores), Sofia Seabra (Cobig2-cE3c), Sónia Duarte (IERS-cE3c) e Andreia Valente (SPEN) ajudaram a desconstruir a perceção alarmista que frequentemente existe sobre a processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa), devida ao relato nos meios de comunicação social das reações alérgicas provocadas pelo contacto com as sedas urticantes das suas lagartas e ao perigo que representam sobretudo para crianças e animais de estimação.

Ciência na Cidade é o tema das atividades da Noite Europeia dos Investigadores para o biénio 2018-2019, num consórcio que em Portugal é coordenado pela Universidade de Lisboa através do MUHNAC-ULisboa e que conta com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa como parceiros.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa dinamizada anualmente desde 2005, na última sexta-feira de setembro, financiada pela Comissão Europeia, com o objetivo de aproximar investigadores e cidadãos e aumentar a sensibilização para as atividades de investigação científica e inovação. Até 2017, cerca de 1,1 milhões de cidadãos e mais de 21 000 investigadores já estiveram envolvidos a nível europeu nestes eventos.

 

Título da atividade: Natura non grata - O estranho caso da processionária do pinheiro”

Organização: Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN), com cE3c-FCUL e Apis Domus como entidades parceiras.

Resumo: Se há animais que nos provocam reações instintivas fortes, outros há cuja perceção se encontra fortemente marcada pela forma como se fala deles. A processionária do pinheiro, Thaumetopoea pityocampa, é um exemplo do último caso.

Nos últimos anos temos assistido, nos meios de comunicação social, a crescentes referências, sempre negativas, relativamente a esta espécie, devido às reações alérgicas provocadas pelo contacto com as sedas urticantes das suas lagartas e ao perigo que representam sobretudo para crianças e animais de estimação.

Esta atividade, em forma de jogo, propõe-se ajudar a desconstruir, cientificamente, o tom alarmista com que o tema é tratado. Assim, participantes de todas as idades serão convidados a conhecer o ciclo de vida da processionária do pinheiro no seu meio natural e de que forma a ação humana tem implicações no mesmo. Propomo-nos demonstrar como as alterações provocadas pelo homem, nomeadamente em ambiente urbano, aumentam a probabilidade de contacto com a fase urticante das lagartas. Paralelamente, exploraremos um ecossistema equilibrado com a presença de predadores, parasitas e acesso fácil a locais de nidificação onde a probabilidade de contacto com o homem e os animais de estimação é reduzida.

Os participantes serão ainda convidados a conhecer as medidas que podem ser implementadas para controlar a espécie e diminuir o contacto com o homem e os animais de estimação.

 

Other Articles

  • 2ª Edição: ReflorestAção - 26-28 fevereiro 2019, na Herdade da Ribeira Abaixo

    Others 2ª Edição: ReflorestAção - 26-28 fevereiro 2019, na Herdade da Ribeira Abaixo

  • Provas de Agregação de Sara Magalhães

    Others Provas de Agregação de Sara Magalhães (EE-cE3c)

  • ReflorestAção: 5-10 fevereiro 2019, na Herdade da Ribeira Abaixo, Estação de Campo do cE3c (FCUL)

    Others Mais de 30 voluntários na ReflorestAcção, na Herdade da Ribeira Abaixo

  • cE3c assinala o Dia Internacional das Mulheres e das Raparigas na Ciência

    Others cE3c assinala o Dia Internacional das Mulheres e das Raparigas na Ciência

  • Filipe Duarte Santos no Programa “Cientistas no Palácio de Belém”

    Others Filipe Duarte Santos no Programa “Cientistas no Palácio de Belém”