News

Venha celebrar connosco o Dia da Ecologia, a 14 de setembro!


Photos Gallery

3/09/2018. (Atualizado a 11/09/2018)

O Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c-FCUL) associa-se às celebrações do Dia da Ecologia, que se assinala no próximo dia 14 de setembro, através da organização de TRÊS atividades.

O Dia da Ecologia, Ecology Day, assinala-se a 14 de setembro a nível Europeu. Respondendo ao desafio da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), que lançou o Dia da Ecologia em Portugal, o cE3c organiza três atividades, na Madeira, nos Açores e em Lisboa, dirigidas a um público não-especialista, contribuindo para dar a conhecer a investigação desenvolvida nesta área em Portugal:

 

13 SETEMBRO, 10H00: À descoberta dos musgos da Floresta do Porto Santo (Madeira). Atividade gratuita, com inscrição prévia.

Saída de campo acompanhada por Susana Fontinha, do grupo de investigação “Natural History & Systematics – NHS” do cE3c-FCUL.

Sabia que no Porto Santo existem cerca de 133 musgos e plantas afins, na sua maioria restritas ao coberto florestal da ilha? Sabia que algumas destas plantas apresentam as “folhas” enroladas em espiral, cutículas espessas, papilas e pelos hialinos, para minimizar a perda de água por evaporação e reduzir a temperatura à superfície das células?

Sabia que no Porto Santo os musgos desempenham igualmente um papel importante na acumulação de biomassa, na reciclagem dos nutrientes e no ciclo da água?

Junte-se a nós e venha “À descoberta dos musgos da floresta do Porto Santo”, numa visita guiada por Susana Fontinha ao Pico Branco, local integrado da Rede Natura. O regresso está previsto para as 15h00 horas, pelo que além do habitual (roupa e calçado adequado, água, etc) os participantes deverão levar uma merenda.

Inscrições: Os interessados devem enviar uma mensagem para ambiente@cm-portosanto.pt

Local: O ponto de encontro está marcado para as 10h00 de 13 de setembro, na descida para o cais velho da cidade a partir de onde sairá um autocarro para o transporte dos participantes.

Organização: Câmara Municipal do Porto Santo, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e cE3c-FCUL.

 

14 SETEMBRO, 15H00: Alterações nos padrões de distribuição de briófitos epifíticos em ambientes urbanos e seu significado ecológico e climático. Atividade gratuita, máximo de 20 participantes, com inscrição prévia.

Workshop e Visita Guiada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Jardim do Campo Grande, por Cecília Sérgio e César Garcia, do grupo de investigação “Natural History & Systematics – NHS” do cE3c-FCUL, e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). Atividade gratuita, para um máximo de 20 participantes.

As espécies epifíticas (entre elas os briófitos) são constituintes importantes da vegetação em muitos ecossistemas naturais, mas estão também presentes em áreas intervencionadas, como em zonas urbanas e industriais. Para se desenvolverem estes organismos necessitam essencialmente da humidade atmosférica e luz. O substrato tem apenas uma função de suporte. São espécies de estruturas muito simples estando totalmente expostas aos poluentes atmosféricos, que são em muitos casos incorporados com facilidade no próprio organismo. Por outro lado, são muito dependentes do clima da região.

De um modo geral a vegetação epifítica permite indicar potenciais alterações ambientais desde que se conheça o estado de referência das espécies numa determinada área.

Assim, o padrão de distribuição espacial das espécies consideradas bioindicadores permite identificar as relações causa-efeito entre os fatores de risco e a saúde pública, como poluentes, clima, entre outras causas ambientais e condições ecológicas que podem influenciar a ocorrência das espécies.

Plano:

  1. Exposição teórica e resultados de projetos desenvolvidos ou em curso
  2. Apresentação de espécies indicadoras a partir de uma base fotográfica
  3. Apresentação de exemplos quer obtidos na área de Lisboa quer a nível de país
  4. Exemplificação com padrões de distribuição de briófitos epifíticos e seu significado no ambiente urbano.
  5. Visita guiada ao jardim do Campo Grande como aplicação prática e para observação de espécies epifíticas.

Inscrições: Os interessados devem enviar uma mensagem para clgomes@fc.ul.pt e mddsantos@fc.ul.pt .

Local: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1h no laboratório) e Jardins do Campo Grande (1h de visita guiada).

Organização: cE3c-FCUL e MUHNAC.

 

14 SETEMBRO, 9h45: Mapeamento de Plantas Invasoras "INVASORAS.PT - Açores" (Ilha Terceira). Atividade gratuita, com inscrição prévia.

Manhã de identificação e georreferenciação de espécies de plantas invasoras, de modo a alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as espécies invasoras e estimular a participação da comunidade na conservação da natureza. 

Local: Mata do Estado (Terra Chã). O ponto de encontro é na entrada da Universidade dos Açores (Rua Capitão João d'Ávila, Pico da Urze), pelas 09h45, onde será dada uma breve explicação da actividade e de onde se seguirá para a Mata do Estado.

Inscrições: Os interessados devem enviar uma mensagem para Enésima Mendonça (enesima.fe.mendonca@uac.pt) ou através do telefone 295 402 200.

Organização: Grupo de Biodiversidade dos Açores - cE3c.

Other Articles

  • Quatro investigadoras do cE3c homenageadas na galeria “Mulheres na Ciência” da Ciência Viva

    Others Várias investigadoras e colaboradoras do cE3c homenageadas na nova edição do livro “Mulheres na Ciência” da Ciência Viva

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • Cristina Branquinho, investigadora cE3c, distinguida nos Prémios Científicos ULisboa/CGD 2018

    Others Cristina Branquinho, investigadora cE3c, distinguida nos Prémios Científicos ULisboa/CGD 2018

  • 2ª Edição: ReflorestAção - 26-28 fevereiro 2019, na Herdade da Ribeira Abaixo

    Others 2ª Edição: ReflorestAção - 26-28 fevereiro 2019, na Herdade da Ribeira Abaixo

  • Provas de Agregação de Sara Magalhães

    Others Provas de Agregação de Sara Magalhães (EE-cE3c)