News


Photos Gallery

ALL NEWS

cE3c na Feira de Ciência do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a 23 de junho

18/06/2018 (atualizado a 25/06/2018). Texto de Marta Daniela Santos.

O cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (FCUL) marcou presença na Feira de Ciência do Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC), um dos vários eventos integrado na Festa do Museu que teve lugar no passado sábado 23 de junho, entre as 11h00 e as 18h00.

A Feira de Ciência teve lugar na entrada do Jardim Botânico entre as 11h00 e as 18h00 de sábado, 23 de junho. O cE3c foi uma das instituições científicas representadas neste evento e, quem procurou a nossa banca ao longo do dia, pôde encontrar-nos com diversas atividades:

11h00 - 14h00: Jogo de tabuleiro AgroForest, com o objetivo de mostrar as múltiplas opções que existem na gestão de um montado e as suas consequências no futuro no que respeita à rentabilidade, sustentabilidade e biodiversidade. Uma espécie de Farmville que desafia os participantes a gerir uma propriedade agrícola de forma sustentável face aos desafios colocados pelas alterações climáticas para as próximas décadas. Jogo desenvolvido no âmbito do projeto AdaptForChange. Investigadora responsável: Adriana Silva (eChanges-cE3c).

14h00-17h00: Atividade “O lado vivo do solo”, em que a descoberta dos microrganismos é feita através da observação de preparações feitas com lâminas de vidro incubadas no solo. São os microorganismos que comandam a composição da atmosfera da Terra, que produzem antibióticos, que fazem crescer as plantas, que garantem a qualidade da água que bebemos… e tudo isso aos nossos pés! Investigadora responsável: Juliana Melo (PSE-cE3c).

14h00-17h00: Atividade “Microrganismos aos molhos”. A que velocidade se multiplicam os microrganismos? Se colocasses um euro no banco e ele duplicasse de valor todos os dias ficarias rico? Muito rico? É assim que crescem os microrganismos… cada um dá dois! Investigadora responsável: Margarida Santana (PSE-cE3c).

Também na nossa banca e ao longo de todo o horário da Feira estivémos a dar a conhecer as várias áreas de investigação do nosso centro.

A Feira de Ciência esteve inserida na Festa do Museu, que se realizou mais uma vez em 2018 no sábado mais próximo do solstício. Decorreram também visitas aos bastidores e exposições do MUHNAC durante todo o dia.

Mais informações disponíveis em http://www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/node/2275


Tags: eChanges PSE

Other Articles

  • Opinião de membros do cE3c sobre as medidas para o emprego científico, no jornal Público

    Others Opinião de membros do cE3c sobre as medidas para o emprego científico, no jornal Público

  • cE3c no programa “Ser Cientista” da FCUL: Candidaturas até 15 de junho!

    Others cE3c no programa “Ser Cientista” da FCUL: Candidaturas até 15 de junho!

  • Sónia Duarte, estudante de doutoramento no GBA-cE3c, distinguida com Ron Cockcroft Award na área da proteção da madeira

    Others Sónia Duarte, estudante de doutoramento no GBA-cE3c, distinguida com Ron Cockcroft Award na área da proteção da madeira

  • Introdução à filogenia para professores do secundário, por Octávio Paulo, investigador do cE3c

    Others Introdução à filogenia para professores do secundário, por Octávio Paulo, investigador do cE3c

  • Federica Lucati vence edição de 2018 da Bolsa de Conservação da Sociedade Europeia de Herpetologia

    Others Federica Lucati distinguida com a Bolsa de Conservação 2018 da Sociedade Europeia de Herpetologia