News

cE3c na Feira de Ciência do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a 23 de junho


Photos Gallery

18/06/2018 (atualizado a 25/06/2018). Texto de Marta Daniela Santos.

O cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (FCUL) marcou presença na Feira de Ciência do Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC), um dos vários eventos integrado na Festa do Museu que teve lugar no passado sábado 23 de junho, entre as 11h00 e as 18h00.

A Feira de Ciência teve lugar na entrada do Jardim Botânico entre as 11h00 e as 18h00 de sábado, 23 de junho. O cE3c foi uma das instituições científicas representadas neste evento e, quem procurou a nossa banca ao longo do dia, pôde encontrar-nos com diversas atividades:

11h00 - 14h00: Jogo de tabuleiro AgroForest, com o objetivo de mostrar as múltiplas opções que existem na gestão de um montado e as suas consequências no futuro no que respeita à rentabilidade, sustentabilidade e biodiversidade. Uma espécie de Farmville que desafia os participantes a gerir uma propriedade agrícola de forma sustentável face aos desafios colocados pelas alterações climáticas para as próximas décadas. Jogo desenvolvido no âmbito do projeto AdaptForChange. Investigadora responsável: Adriana Silva (eChanges-cE3c).

14h00-17h00: Atividade “O lado vivo do solo”, em que a descoberta dos microrganismos é feita através da observação de preparações feitas com lâminas de vidro incubadas no solo. São os microorganismos que comandam a composição da atmosfera da Terra, que produzem antibióticos, que fazem crescer as plantas, que garantem a qualidade da água que bebemos… e tudo isso aos nossos pés! Investigadora responsável: Juliana Melo (PSE-cE3c).

14h00-17h00: Atividade “Microrganismos aos molhos”. A que velocidade se multiplicam os microrganismos? Se colocasses um euro no banco e ele duplicasse de valor todos os dias ficarias rico? Muito rico? É assim que crescem os microrganismos… cada um dá dois! Investigadora responsável: Margarida Santana (PSE-cE3c).

Também na nossa banca e ao longo de todo o horário da Feira estivémos a dar a conhecer as várias áreas de investigação do nosso centro.

A Feira de Ciência esteve inserida na Festa do Museu, que se realizou mais uma vez em 2018 no sábado mais próximo do solstício. Decorreram também visitas aos bastidores e exposições do MUHNAC durante todo o dia.

Mais informações disponíveis em http://www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/node/2275


Tags: eChanges PSE

Other Articles

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

  • Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

    Others Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

  • As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

    Others As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

    Others cE3c marcou presença na 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal