News

Banda desenhada sobre alterações climáticas distinguida com o XV Troféu Central Comics para Melhor Desenho


Photos Gallery

26/01/2018. Texto por Gabinete de Comunicação FCUL e Marta Daniela Santos.

A banda desenhada “Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal”, criada no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, coordenado pelo grupo CCIAM-cE3c, foi distinguida com o XV Troféu Central Comics para Melhor Desenho, que distingue anualmente os melhores autores do mercado de banda desenhada, em diferentes categorias. A obra é da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor).

Baseada em histórias e personagens reais, a banda desenhada “Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” pretende ser uma ferramenta de comunicação de ciência sobre alterações climáticas acessível a todos. O livro conta a história de uma jornalista e de um repórter de imagem que preparam uma reportagem sobre este tema: ao longo do caminho descobrem situações reais e conversam com especialistas da área. Um deles é Filipe Duarte Santos, investigador do cE3c e Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que dá conta de respostas e soluções já existentes em Portugal.

Esta banda desenhada surge no âmbito do ClimAdaPT.Local, um projeto coordenado pelo grupo CCIAM - Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling do cE3c (FCUL). Demorou cerca de um ano a criar e representa um alerta para as consequências que as alterações climáticas já têm e vão continuar a ter em Portugal. Entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016 a equipa trabalhou com municípios de todo o país na elaboração de estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas.

“Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” foi lançada em novembro de 2016 e está disponível de forma gratuita em formato digital, em português e em inglês. Há já escolas em que o livro está a ser apresentado como forma de sensibilização para o tema.

Os Troféus Central Comics são um evento privado de prémios do mercado de banda desenhada e têm por objetivo distinguir as melhores obras e autores por edições do ano transato, em diferentes categorias. Em 2017 foram nomeados para melhor desenho André Coelho (Acédia), Diniz Conefrey (Judea), Nunsky (Espero Chegar Breve), Sofia Neto (Eco) e Penim Loureiro (Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal), que acabou por vencer.

Other Articles

  • Investigadores do cE3c integram novo grupo IUCN de Especialistas em Plantas da Macaronésia

    Others Investigadores do cE3c integram novo grupo IUCN de Especialistas em Plantas da Macaronésia

  • Estudante de doutoramento do cE3c distinguido em Concurso Anual de Fotografia da Sociedade Britânica de Ecologia

    Others Estudante de doutoramento do cE3c distinguido em Concurso Anual de Fotografia da Sociedade Britânica de Ecologia

  • Concurso de fotografia, do qual o cE3c é patrocinador, dá origem a exposição no MUHNAC

    Others Concurso de fotografia, do qual o cE3c é patrocinador, dá origem a exposição no MUHNAC

  • Cristina Máguas, Coordenadora do cE3c, eleita Presidente da Federação Europeia de Ecologia

    Others Cristina Máguas, Coordenadora do cE3c, eleita Presidente da Federação Europeia de Ecologia

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos com o Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2018

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos com o Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2018