News

Banda desenhada sobre alterações climáticas distinguida com o XV Troféu Central Comics para Melhor Desenho


Photos Gallery

26/01/2018. Texto por Gabinete de Comunicação FCUL e Marta Daniela Santos.

A banda desenhada “Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal”, criada no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, coordenado pelo grupo CCIAM-cE3c, foi distinguida com o XV Troféu Central Comics para Melhor Desenho, que distingue anualmente os melhores autores do mercado de banda desenhada, em diferentes categorias. A obra é da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor).

Baseada em histórias e personagens reais, a banda desenhada “Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” pretende ser uma ferramenta de comunicação de ciência sobre alterações climáticas acessível a todos. O livro conta a história de uma jornalista e de um repórter de imagem que preparam uma reportagem sobre este tema: ao longo do caminho descobrem situações reais e conversam com especialistas da área. Um deles é Filipe Duarte Santos, investigador do cE3c e Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que dá conta de respostas e soluções já existentes em Portugal.

Esta banda desenhada surge no âmbito do ClimAdaPT.Local, um projeto coordenado pelo grupo CCIAM - Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling do cE3c (FCUL). Demorou cerca de um ano a criar e representa um alerta para as consequências que as alterações climáticas já têm e vão continuar a ter em Portugal. Entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016 a equipa trabalhou com municípios de todo o país na elaboração de estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas.

“Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” foi lançada em novembro de 2016 e está disponível de forma gratuita em formato digital, em português e em inglês. Há já escolas em que o livro está a ser apresentado como forma de sensibilização para o tema.

Os Troféus Central Comics são um evento privado de prémios do mercado de banda desenhada e têm por objetivo distinguir as melhores obras e autores por edições do ano transato, em diferentes categorias. Em 2017 foram nomeados para melhor desenho André Coelho (Acédia), Diniz Conefrey (Judea), Nunsky (Espero Chegar Breve), Sofia Neto (Eco) e Penim Loureiro (Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal), que acabou por vencer.

Other Articles

  • Resultados do Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Individual FCT: Quatro contratos para o cE3c

    Others Resultados do Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Individual FCT: Quatro contratos para o cE3c

  • A newsletter do cE3c celebra a sua 100ª edição!

    Others A newsletter do cE3c celebra a sua 100ª edição!

  • Venha celebrar connosco o Dia da Ecologia, a 14 de setembro!

    Others Venha celebrar connosco o Dia da Ecologia, a 14 de setembro!

  • Recém-criado Centro de Competências na Luta contra a Desertificação conta com envolvimento do cE3c

    Others Recém-criado Centro de Competências na Luta contra a Desertificação conta com envolvimento do cE3c

  • Estudantes do ensino secundário foram cientistas durante uma semana: o cE3c na 5ª edição do Programa “Ser Cientista” da FCUL

    Others Estudantes do ensino secundário foram cientistas durante uma semana: o cE3c na 5ª edição do Programa “Ser Cientista” da FCUL