News


Photos Gallery

ALL NEWS

Workshop para Professores, organizado pelo cE3c: "A importância de ser simbiótico" - 24 novembro, 10h00-13h00, na FCUL

13/11/2017. Nas imagens: exemplos de líquenes.

No próximo dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, o cE3c organiza o Workshop “A importância de ser simbiótico”, dirigido a professores. O workshop será leccionado elas investigadoras Silvana Munzi, Catarina Gouveia (cE3c) e Stefania Caporale (Università del Molise).

Muitos seres vivos vivem em sociedade, e muitos deles vivem no estado de simbiose, sendo alguns simbiontes obrigatórios (ou seja, não conseguem viver sem os seus parceiros). Neste workshop, os líquenes e as micorrizas serão apresentados como dois exemplos de associações simbióticas obrigatórias; enquanto os líquenes são associações entre uma alga ou cianobactéria e um fungo, as micorrizas são fungos que se associam a plantas superiores.

O workshop terá lugar entre as 10h00 e as 13h00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Esta atividade está integrada na Semana da Ciência e da Tecnologia (20 a 26 novembro), uma iniciativa dinamizada pela Ciência Viva.

Workshop de entrada gratuita, sujeito a inscrição prévia obrigatória.

Mais informações disponíveis aqui. (O link remete para a lista de actividades que terá lugar em Lisboa no dia 24 de novembro, sendo apenas necessário pesquisar pelo título desta actividade, "A importância de ser simbiótico"

Link directo para inscrições disponível aqui.

 

Resumo da atividade:

Muitos seres vivos vivem em sociedade, e muitos deles vivem no estado de simbiose, sendo alguns simbiontes obrigatórios. Ou, seja, não conseguem viver sem os seus parceiros. 

Nesta atividade vamos apresentar dois exemplos de associações simbióticas obrigatórias: os líquenes e as micorrizas. Enquanto os líquenes são associações entre uma alga ou cianobactéria e um fungo, as micorrizas são fungos que se associam a plantas superiores. 

Ambos têm características interessantes, pois estão adaptados a ambientes extremos e são tolerantes a fatores de stress, como a seca, falta de nutrientes ou o aumento da temperatura. Têm por isso um papel importante no nosso quotidiano, para a produção de alimentos, saúde ambiental e outros serviços do ecossistema, embora passem despercebidos para a maioria da população. 

Faremos uma pequena introdução à biologia e ecologia dos líquenes e micorrizas, seguido por uma demonstração das suas aplicações práticas, principalmente na agricultura, restauração ambiental, biomonitorização e estabelecimento de boas práticas ambientais. 

Para terminar, apresentaremos algumas atividades simples que poderão ser desenvolvidas com estudantes, desde uma simples observação no campo até à avaliação dos impactos de poluentes no ar. 

Other Articles

  • Investigadores do cE3c em destaque no magazine Biosfera

    Others Investigadores do cE3c em destaque no magazine Biosfera

  • Fotografia escolhida para nova nota em São Tomé e Príncipe é da autoria de Ricardo Lima, investigador do cE3c

    Others Fotografia escolhida para nova nota em São Tomé e Príncipe é da autoria de Ricardo Lima, investigador do cE3c

  • Banda desenhada sobre alterações climáticas distinguida com o XV Troféu Central Comics para Melhor Desenho

    Others Banda desenhada sobre alterações climáticas distinguida com o XV Troféu Central Comics para Melhor Desenho

  • Cristina Máguas é a nova coordenadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

    Others Cristina Máguas é a nova coordenadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

  • Green Project Awards 2017: distinções a trabalho realizado no âmbito do cE3c

    Others O cE3c nos Green Project Awards 2017