News

Projeto mobilizador Smart Farm 4.0 galardoado com Prémio de Inovação


Photos Gallery

O projeto mobilizador Smart Farm 4.0: Soluções Inteligentes para uma Agricultura Sustentável, Preditiva e Autónoma foi distinguido com o Prémio de Inovação, nos Prémios Oeste d’Ouro 2023, no âmbito do V Encontro da Fileira Hortícola do Oeste e II Gala da Fileira Hortícola do Oeste, promovida pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO).

O CE3C esteve intimamente associado ao Smart Farm 4.0 através da coordenação de um dos quatro subprojetos de desenvolvimento de produtos, processos e serviços, no caso dirigido à eficiência do uso dos recursos para a resiliência dos sistemas produtivos (PPS1), em representação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Os Programas Mobilizadores são projetos estratégicos de I&D que visam a criação de novos produtos, processos ou serviços com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos e se configurem como focos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas, induzindo impactes significativos a nível multissectorial, nomeadamente permitindo a endogeneização e exploração das tecnologias desenvolvidas.
Fonte: Agência Nacional de Inovação

Dividido em quatro áreas de atuação – eficiência do uso dos recursos, circularidade, deteção precoce de pragas e doenças, e transição digital –, os estudos inseridos no PPS1 permitiram, entre outros aspetos, analisar a resposta ecofisiológica ao stress hídrico de diferentes variedades de maçã, permitindo, por exemplo, avaliar condições inovadoras nos pomares com base em redes fotosseletivas e associar à produtividade. Por outro lado, os resultados obtidos nos ensaios de campo em macieiras e em tomateiros mostraram que a aplicação de biofertilizantes pode compensar a redução em 30% de fertilizantes de síntese química, sem comprometer a produção destas culturas e promovendo o funcionamento e saúde do solo.

Sob liderança de Cristina Máguas, o subprojeto contou com a participação dos/as investigadores/as CE3C Carla Alegria, Cristina Antunes, Cristina Cruz, Cristina Duarte, Helena Trindade, Juliana Melo, Luis Carvalho, Luis Catarino, Octávio Paulo, Patrícia Correia, Ricardo Dias, Sara Magalhães e Sergio Chozas.

A cerimónia de entrega do Prémio teve lugar no passado dia 15 de novembro e juntou cerca de 300 pessoas sector hortícola nacional. Foi presidida por Sérgio Ferreira, Presidente da AIHO, Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Gonçalo Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura. Participaram ainda João Duarte Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Henrique Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Nuno Canada, Presidente do INIAV, e Álvaro Mendonça e Moura, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal.

O projeto Smart Farm 4.0: Soluções inteligentes para uma agricultura sustentável, preditiva e autónoma, decorreu entre julho de 2020 e junho de 2023 e foi financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico. Teve como objetivo conceber e desenvolver soluções inovadoras e acessíveis tendo por base as tecnologias da indústria 4.0 para a aplicação ao setor agrícola, com ênfase nas fileiras da horticultura, fruticultura e viticultura, e dinamizar práticas de agricultura sustentável, preditiva, autónoma e geradoras de elevado valor acrescentado, para valorizar a indústria agroalimentar a nível nacional e internacional. Liderado pela TOMIX, o projeto agregou no seu consórcio um total de 16 entidades, entre as quais universidades, laboratório de Estado, Colab, entidades de inovação e desenvolvimento tecnológico e entidades de produção agrícola sendo, na sua maioria Associados do Smart Farm COLAB.

___________________

Texto original por Smart Farm COLAB, com edição e revisão de Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c.

PRESS COVERAGE:

[Voz do Campo]


Tags: ESFE PSE Cobig2 DEM EE Smart Farm 4.0 Smart Farm COLAB sustainable agriculture innovation award

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade