News

O sucesso do Curso de Outono em Gestão de Risco Climático


Photos Gallery

De 11 a 17 de outubro, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa acolheu o Curso de Outono em Gestão de Risco Climático - Estratégias e Ferramentas para os Desafios Regionais e Locais, encabeçado pelo investigador cE3c Tiago Capela Lourenço, no âmbito do projeto internacional REGILIENCE.

Durante estes seis dias, 16 participantes puderam partilhar ativamente a sua experiência, identificar os desafios que enfrentam e conhecer os mais recentes desenvolvimentos e ferramentas para os resolver com um painel de especialistas internacionais. Com um programa rico, na interface entre a teoria e a prática, os participantes beneficiaram de um conjunto de palestras e da análise de cenários reais à escala regional e local, capacitando-se em vários instrumentos que poderão implementar nos seus próprios contextos.

O curso foi concebido para seguir os aspetos específicos do ciclo da política de gestão de risco climáticos ilustrados na ferramenta de apoio à adaptação do Climate-ADAPT (Adaptation Support Tool). O conteúdo do curso considerou as fases iniciais de (1) preparação do terreno para a ação e (2) identificação dos riscos climáticos e das opções de resposta, bem como as fases mais avançadas como a (3) avaliação, implementação e monitorização das opções, e (4) comunicação, envolvimento e reporte a diferentes públicos. O painel internacional de formadores apresentou os principais contextos políticos e científicos, nomeadamente, a Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas, bem como a sua experiência os quadros mais relevantes neste domínio.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar numa saída de campo a Cascais para experienciar e discutir casos-de-estudo reais, incluindo soluções ecológicas e baseadas na natureza implementadas recentemente pela Câmara Municipal de Cascais e Cascais Ambiente. A discussão em torno dos principais benefícios, desafios e limites deste tipo de soluções, estimulou um intercâmbio frutífero de cenários e abordagens locais em vários países europeus.  

O curso deu também espaço à criação de uma comunidade focada na aplicação prática de conhecimento verdadeiramente interativa e motivada pelo ambiente de aprendizagem motivado pelo bom-humor e dedicação do coletivo.

O Curso de Outono do cE3c foi financiado pelo Mecanismo Europeu de Recuperação e Resiliência NextGenerationEU e contou com o apoio da Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas.

___________________

Texto original por Tiago Capela Lourenço, com edição e revisão de Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c.


Tags: eChanges autumn course regilience climate risk climate risk management

Other Articles

  • CHANGE promove workshop “Ciência e Políticas Públicas: Como Conseguir Pontes?” para investigadores CE3C

    Courses CHANGE promove workshop “Ciência e Políticas Públicas: Como Conseguir Pontes?” para investigadores CE3C

  • Tecnologia ao serviço da ecologia: curso avançado estreia-se com sucesso na Herdade da Ribeira Abaixo

    Courses Tecnologia ao serviço da ecologia: curso avançado estreia-se com sucesso na Herdade da Ribeira Abaixo

  • Curso sobre Agricultura de Precisão e Tecnologias de Deteção “in Situ”

    Courses Curso sobre Agricultura de Precisão e Tecnologias de Deteção “in Situ”

  • Summer Course on "Island Biogeography and Macroecology"

    Courses Summer Course on "Island Biogeography and Macroecology"

  • Cursos Avançados ce3c

    Courses Curso Avançado cE3c "Soil ecology and ecosystem services" – data limite de candidaturas alargada para dia 7 de janeiro de 2022