News

Políticas públicas para o ambiente em debate em Grândola, no Dia Mundial do Ambiente

27/05/2021. Texto de Marta Daniela Santos. EDITADO a 1/06/2021, com atualização do cartaz e convidados da mesa-redonda.

A 5 de junho de 2021, Dia Mundial do Ambiente, realiza-se em Grândola a mesa-redonda “Um ambiente, vários desafios, muitas mudanças”, organizada pelo Laboratório Associado CHANGE - do qual o cE3c faz parte - com o objetivo de promover o debate sobre políticas públicas para o ambiente. Esta iniciativa conta com a presença de altos representantes de diversas áreas do Governo, da administração pública regional e local e do ensino superior e investigação, que discutirão políticas públicas para o ambiente.

O Alentejo é uma das regiões nacionais mais afetadas por grandes desafios ambientais como a desertificação, a seca, e a sobre-exploração de solos e água. Que papel deve ter a comunidade científica no desenho, implementação e avaliação de políticas ambientais? Quais são os mecanismos nacionais, regionais e locais para a aplicação dos fundos do novo quadro de financiamento europeu na recuperação e proteção do ambiente, na adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas e na construção de uma sociedade e economia mais sustentável? Como atrair e reter recursos humanos qualificados numa região como o Alentejo e o Sul de Portugal?

Estas são algumas das questões que vão guiar o debate na mesa-redonda ‘Um ambiente, vários desafios, muitas mudanças’, que se realiza na Herdade da Ribeira Abaixo, na Serra de Grândola – um local privilegiado para investigação e ensino em ecologia e alterações ambientais.

Com início às 15h00, a sessão começa com uma breve apresentação da investigação desenvolvida na Herdade da Ribeira Abaixo, à qual se segue a mesa-redonda moderada pela jornalista Ana Daniela Soares com os seguintes convidados:

- Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;

- João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática;

- Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura;

- Carmen Carvalheira, Vice-Presidente da CCDR Alentejo; 

- António Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Grândola;

- Luís Carriço, Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;

- Ana Freitas, Reitora da Universidade de Évora;

- João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa;

- Laura Rodrigues, Presidente da Direção do SMART FARM COLAB;

- Rui Santos, Investigador, Direção do Laboratório Associado CHANGE.

Esta iniciativa é organizada pelo CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade –o primeiro Laboratório Associado dedicado por completo à Mudança Global e Sustentabilidade em Portugal. O CHANGE integra três unidades de investigação nacionais de excelência nesta área: o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento – MED e o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade – CENSE.

“Esta é uma das várias iniciativas que estamos a organizar para construir o caminho para concretizar a nossa missão: desenvolver soluções de política pública realistas que contribuam para uma economia competitiva, eficiente em termos de recursos e amiga do ambiente face às mudanças globais atuais e futuras”, refere Cristina Máguas, em representação da Direção do CHANGE.

Nesta mesa-redonda, o CHANGE estará representado por Teresa Pinto Correia (MED), Cristina Máguas (cE3c) e Rui Santos (CENSE). A iniciativa tem lugares limitados, reservados a investigadores do CHANGE.

Other Articles

  • 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleós Essenciais

    Conference 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleos Essenciais

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria