News

Ana Rita Carlos é uma das homenageadas na 3ª edição do livro ’Mulheres na Ciência’

8/03/2021. Texto de Marta Daniela Santos. Na fotografia de destaque: Ana Rita Carlos, investigadora do cE3c, Ciências ULisboa. Fotografia de Clara Azevedo.

Ana Rita Carlos, investigadora do cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é uma das homenageadas na terceira edição do livro “Mulheres na Ciência”, publicado pela Ciência Viva hoje, 8 de março, Dia Mundial da Mulher. Conheça a edição digital do livro AQUI.

O retrato e testemunho de Ana Rita Carlos fazem parte dos 101 novos rostos e testemunhos de mulheres cientistas portuguesas que compõem a terceira edição deste livro, em que os retratos são captados pelas objetivas de Clara Azevedo, José Carlos Carvalho, Luís Filipe Catarino e Rita Carmo.

ANA RITA CARLOS

Investigadora do cE3c, em Ciências ULisboa

EU SOU BIÓLOGA

"O que me fascina em ser bióloga é perceber como as moléculas compõem uma célula, e as células, tecidos, e os tecidos órgãos, e os órgãos sistemas que constituem o organismo. É entender como os organismos funcionam em condições de equilíbrio, ou homeostasia, e o que corre mal quando se desenvolvem doenças. Compreender quais os processos que levam ao aparecimento de diferentes doenças tem sido o foco da minha investigação e é nessa área que espero continuar a dar o meu principal contributo". Fotografia de Clara Azevedo.

 

Com o retrato e testemunho de Ana Rita Carlos, são já oito as investigadoras e colaboradoras do cE3c homenageadas nas várias edições deste livro:

Da esquerda para a direita: em cima, Ana Rita Carlos, Cristina Branquinho, Cristina Máguas, Margarida Santos-Reis; em baixo, Maria Amélia Martins-Loução, Sara Magalhães, Ana Elisabete Pires, Maria Manuel Romeiras. Fotografias de Clara Azevedo, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo, Rodrigo Cabrita, António Pedro Ferreira.

  • Ana Rita Carlos, investigadora do grupo 'Development and Evolutionary Morphogenesis'. Perfil 'Mulheres na Ciência' aqui.
  • Cristina Branquinho, investigadora do grupo ‘’Ecology of Environmental Change - eChanges’ (cE3c) e docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Cristina Máguas, atual Coordenadora do cE3c, investigadora do grupo ‘Environmental Stress & Functional Ecology’ (cE3c), docente da Ciências ULisboa. Atual Presidente da Federação Europeia de Ecologia (EEF). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Margarida Santos-Reis, Subdiretora de Ciências ULisboa, Coordenadora do cE3c entre 2008-2017, investigadora do grupo ‘Conservation in Socio-Ecological Systems’ (cE3c). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Maria Amélia Martins-Loução,  Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia, investigadora do grupo 'Plant-Soil Ecology' do cE3c. Perfil 'Mulheres na Ciência' aqui.
  • Sara Magalhães, investigadora do grupo 'Evolutionary Ecology' (cE3c). Perfil 'Mulheres na Ciência' aqui.
  • Ana Elisabete Pires, colaboradora externa do grupo ‘Conservation in Socio-Ecological Systems’ (cE3c). Perfil ‘Mulheres na Ciência’ aqui.
  • Maria Manuel Romeiras, colaboradora externa do grupo ‘Environmental Stress & Functional Ecology’ (cE3c). Perfil ‘Mulheres na Ciência' aqui.

A terceira edição deste livro dá continuidade à homenagem que a Ciência Viva faz às mulheres cientistas portuguesas desde 2015, que culminou na exposição de fotografia homónima ‘Mulheres na Ciência’ patente no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva desde 2015.

Esta exposição, cujos retratos e testemunhos podem também ser consultados online AQUI, tem vindo a crescer e homenageia atualmente mais de duas centenas de investigadoras em diversas áreas do conhecimento.

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade