Capacidade de carga de praias. Conceitos, reflexões e desafios

  • Book Chapters
  • Dec, 2022

Pereira da Silva, C. & Fonseca, C. (2022) Capacidade de carga de praias. Conceitos, reflexões e desafios. Gestão de praias: do conceito à prática (ed. by B. Bombana, A. Turra and M. Polette), 182-199. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Brasil. DOI:10.11606/9786587773360. ISBN:978-65-87773-36-0.

Summary:

Os sistemas litorais são naturalmente sensíveis, susceptíveis a impactos ne-gativos derivados de ações antrópicas que podem gerar mudanças irreversíveis. No entanto, as atividades humanas nessas áreas revestem-se de grande importân-cia econômica, como o turismo balnear. Desde os anos 1960, com a massificação do turismo, as praias são espaços eleitos para o recreio e lazer, emergindo daí problemas de ordenamento e gestão. Por outro lado, o número crescente de usuários de praias torna-se também mais exigente, fazendo que a sua percepção e avaliação seja um elemento central para a gestão desses espaços. É assim importante que o seu planejamento vá também ao encontro das expectativas dos usuários, emergindo o conceito de capacidade de carga como aspecto importante para tal. De forma simplificada, a capacidade de carga de uma praia pode ser entendida como a relação entre a área disponível e o seu nível de ocupação. No entanto, existem diversos outros fatores que devem ser considerados na avaliação da capacidade de carga.


https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/920/833/3031

Team

  • Capacidade de carga de praias. Conceitos, reflexões e desafios Catarina Isabel Marques da Fonseca Island Environmental Risks & Society - IERS