News

Banda desenhada sobre alterações climáticas nomeada para a edição de 2018 do Prémio Best Climate Solutions

25/07/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

A banda desenhada “Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal”, criada no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local coordenado pelo grupo CCIAM-cE3c entre 2015 e 2016, está NOMEADA para a edição de 2018 do prémio Best Climate Solutions. Está disponível online de forma gratuita aqui.

A decisão do vencedor irá combinar a avaliação por um júri internacional com VOTAÇÕES ONLINE, entre 24 de setembro e 15 de outubro, em que qualquer pessoa pode votar no projeto da sua preferência. Na fase de abertura de votações divulgaremos todos os detalhes.

Esta banda desenhada é da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor), e foi criada no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, coordenado pelo grupo CCIAM do cE3c-FCUL entre 2015 e 2016. Está baseada em histórias e personagens reais e pretende ser uma ferramenta de comunicação de ciência sobre alterações climáticas acessível a todos.

O livro conta a história de uma jornalista e de um repórter de imagem que preparam uma reportagem sobre este tema: ao longo do caminho descobrem situações reais e conversam com especialistas da área. Um deles é Filipe Duarte Santos, investigador do cE3c e Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que dá conta de respostas e soluções já existentes em Portugal.

“Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” foi lançada em novembro de 2016 e está disponível de forma gratuita em formato digital. Há já escolas em que o livro está a ser apresentado como forma de sensibilização para o tema. O livro foi também distinguido recentemente com o Troféu Central Comics para Melhor Desenho.

A Best Climate Solutions é uma iniciativa do Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici. Mais detalhes sobre a nomeação para este prémio disponíveis aqui.


Tags: CCIAM

Other Articles

  • Ajude a identificar a fauna da cidade de Lisboa

    Project Ajude a identificar a fauna da cidade de Lisboa - PRAZO ALARGADO ATÉ 31 MARÇO

  • Ciência-cidadã a bordo do Navio Escola Sagres

    Project Ciência-cidadã a bordo do Navio Escola Sagres

  • Microbioma aplicado à agricultura: Workshop ‘O Microbioma’, 25 março, na Fundação Aga Khan

    Project ADIADO - Microbioma aplicado à agricultura: Workshop ‘O Microbioma’, 25 março, na Fundação Aga Khan

  • De voz afinada?

    Project De voz afinada?

  • De volta à Antártida para desenvolver um indicador ecológico

    Project De volta à Antártida para estudar os líquenes e desenvolver um indicador ecológico