News

Proposta de criação do Dia Internacional do Microrganismo, a 17 setembro, tem raízes no cE3c

Texto de Marta Daniela Santos.

O Dia do Microrganismo celebra-se pela primeira vez neste domingo, 17 de setembro, numa iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Microbiologia, Ordem dos Biólogos, Agência Ciência Viva e Comissão Nacional da UNESCO e com um programa repleto de atividades para todas as idades no Pavilhão do Conhecimento. Mas a ideia para a proposta de criação desta efeméride tem raízes no cE3c: surgiu das investigadoras Cristina CruzMaria Amélia-Martins-Loução, que nos últimos meses têm trabalhado ativamente no sentido de envolver as várias entidades a nível nacional.

“A ideia de propormos a criação do Dia Internacional do Microrganismo surgiu há cerca de dois anos, em conversa com o Gabinete de Comunicação do cE3c”, recorda Maria Amélia Martins-Loução. O objetivo? Chamar a atenção do público para a importância dos microrganismos no nosso dia-a-dia. “Como são seres invisíveis passam despercebidos e podem ser desinteressantes para grande parte das pessoas”, explica Maria Amélia Martins-Loução.

O primeiro passo foi escolher o dia: 17 de setembro corresponde à data, em 1683, em que Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society de Londres descrevendo pela primeira vez um microrganismo: uma descrição rigorosa, devidamente ilustrada por desenhos, de bactérias vivas presentes numa placa dentária.

Para avançar com a proposta da criação do Dia Internacional do Microrganismo, foi necessário envolver várias entidades com relevância nacional ligadas ao estudo dos microrganismos - a Sociedade Portuguesa de Microbiologia e a Ordem dos Biólogos - e com reconhecido mérito no envolvimento do público com a ciência - a Agência Ciência Viva.

Envolver a Comissão Nacional da UNESCO foi um passo natural e fundamental para um futuro reconhecimento desta efeméride a nível internacional. “Tem de existir um programa muito elaborado e com grande abrangência de público para justificar o interesse da UNESCO. E a divulgação tem de ser feita não só a nível nacional mas também a nível internacional - só depois podemos apresentar a candidatura aos órgãos internacionais hierarquicamente superiores da UNESCO”, explica Maria Amélia Martins-Loução.

Como parte da proposta, no passado domingo 17 de setembro o Pavilhão do Conhecimento apresentou um programa repleto de atividades para todas as idades, entre as 11h00 e as 19h00, com entrada livre (várias atividades foram dinamizadas por investigadores cE3c; o programa completo encontra-se disponível aqui). As atividades, muito diversificadas, foram especialmente pensadas para famílias, mostrando os microrganismos como parte integrante da vida e do dia-a-dia.

“A mobilização que pretendemos para o dia 17 é muito importante para a aceitação internacional do Dia do Microrganismo”, refere Cristina Cruz, “porque nos vai permitir contactar as associações internacionais mostrando já o trabalho desenvolvido e o potencial de mobilização do tema”.

Só daqui a pelo menos um ano se saberá se a proposta de criação do Dia Internacional do Microrganismo foi aceite. Até lá, há muito trabalho a fazer. “O nosso objetivo é que, com base no programa de actividades que vamos desenvolver este ano em Portugal, consigamos captar a atenção e mobilizar os parceiros internacionais para, no próximo ano, conseguirmos ter um ano inteiro de promoção desta efeméride”, conclui Cristina Cruz.

Quando? 17 de setembro 2017, Dia do Microrganismo

Onde? Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva Atividades para todas as idades, com o objetivo de mostrar o papel fundamental dos microrganismos na vida e no dia-a-dia

Entrada livre

Programa completo disponível aqui

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade