News

Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado para o cE3c - 1 vaga

Bolsa de Investigação (BI), (1 vaga)

Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Investigação (BI)

Referência: PTDC/BIABIC/0054/2014

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica: Biodiversity

Na Fundação Gaspar Frutuoso FP, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado, com vista ao desempenho de funções em projeto de investigação, ref. FCT-PTDC/BIABIC/0054/2014, designado por “MACDIV Macaronesian Islands as a testing ground to assess biodiversity drivers at multiple scales”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT), com o apoio financeiro no âmbito do Projeto 3599 - Promover a Produção Científica, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação - Cofinanciado a 100% pelo Orçamento de Estado, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Biologia (Biodiversidade / Genética / Bioinformática) e áreas afins.

2. Requisitos de admissão: Serão admitidos ao concurso candidatos com o grau de Licenciado em Biologia, Ciências do Ambiente, ou áreas afins, preferencialmente com experiência em extração de DNA e sequenciação de amostras por metodologia Sanger, adicionalmente requer-se experiencia prévia em tecnologia NGS e análise de grandes volumes de dados genómicos (BigData).

3. Plano de trabalhos: A bolsa terá por finalidade a obtenção de dados sobre a diversidade dos artrópodes das Florestas Naturais de várias ilhas da Macaronésia. O Bolseiro terá a oportunidade de trabalhar numa equipa multidisciplinar de cientistas do Grupo da Biodiversidade dos Açores (http://www.gba.uac.pt/), que incluem especialistas em taxonomia de insetos e modelação ecológica. Os objetivos do trabalho a desenvolver pelo bolseiro incluem: 1- Sequenciação Sanger de aproximadamente 300 amostras para 2 ou 3 genes; 2) Sequenciação NGS para metabarcoding e identificação de espécies de artrópodes da dieta alimentar de espécies alvo do projeto; 3) Criação e manutenção de Base de Dados referente aos dados obtidos nos pontos anteriores;

4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho. Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013, em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FFCUL aprovado em 22 de dezembro de 2014.

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no cE3c - Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, sob a orientação científica do Professor Doutor Octávio Paulo e Professor Doutor Paulo A. V. Borges.

6. Duração da bolsa: A bolsa tem início previsto em 1 de Setembro de 2017. O contrato com a duração inicial de 6 meses, poderá ser renovado por igual período, mas nunca poderá ultrapassar o período de elegibilidade do projeto que financia na integra os custos associados ao contrato de bolsa.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante inicial da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O Bolseiro usufruirá de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontre abrangido por qualquer regime de proteção social, pode assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os candidatos serão avaliados com base na qualidade do curriculum vitae (avaliando-se a adequação do perfil do candidato aos fins a que a bolsa se destina). Uma entrevista a candidatos pre-selecionados poderá ser necessária para avaliação de experiência teórica e prática em cujo caso a ponderação será de 70% currículo e 30% entrevista.

9. Composição do Júri de Seleção: Professor Doutor Paulo A. V. Borges (Presidente); Doutor Octávio Paulo, Doutora Isabel Amorim Rosário (vogais); Doutor Mário Boieiro (suplente)

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada no átrio da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores, sito Campus do Pico da Urze, Rua Capitão João D'Avila, 9700-042 Angra do Heroísmo, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

11. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 15 de Julho de 2017.

12. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico para Paulo A. V. Borges (paulo.av.borges@uac.pt) acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação indicando as razões porque se considera adequado(a) para o cargo, curriculum vitae detalhado e cópias dos certificados de habilitações.

Informação adicional sobre o Centro pode ser encontrada no site: http://gba.uac.pt/

Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Centro de Ecologia, Evolução e Alterações AmbientaiscE3c, em Lisboa

Data limite de candidatura: 15 de Julho de 2017

 

Other Articles

  • Consórcio de Escolas de Ciências Naturais e Biodiversidade abre novo concurso para 20 bolsas de investigação

    New Positions Consórcio de Escolas de Ciências Naturais e Biodiversidade abre novo concurso para 20 bolsas de investigação

  • Vaga para posição de pós-doutoramento no domínio da genómica de populações e especiação

    New Positions Vaga para posição de pós-doutoramento no domínio da genómica de populações e especiação

  • CALL FOR A PHD FELLOWSHIP

    New Positions CALL FOR A PHD FELLOWSHIP

  • CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN

    New Positions CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN

  • CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN

    New Positions CALL FOR A RESEARCH TECHNICIAN