News

O cE3c na Noite Europeia dos Investigadores 2016


Photos Gallery

6/10/2016. Texto por Marta Daniela Santos.

No passado dia 30 de setembro celebrou-se mais uma Noite Europeia dos Investigadores, e o cE3c marcou presença nos eventos dinamizados em Lisboa pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e pelo Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

O evento dinamizado pelo MUHNAC foi dedicado ao tema "SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia". Logo pelas 18h30 a investigadora cE3c Maria Amélia Martins-Loução dinamizou a tertúlia "Comer para viver ou viver para comer?", em que se refletiu sobre as implicações da nossa dieta não só na saúde pública mas especialmente ao nível da biodiversidade e dos serviços do ecossistema. Também ao longo de todo o evento foi dinamizada a exposição hands-on "O lado vivo do solo", que levou miúdos e graúdos a pensar sobre o papel do solo, e em especial dos seus componentes vivos, no funcionamento dos ecossistemas. Ambas as atividades foram muito concorridas, suscitando o interesse de visitantes de todas as idades. Foram vários os investigadores que ajudaram a dinamizar a exposição ao longo da noite: Cristina Cruz, Teresa Dias, Catarina Gouveia, Juliana Melo, Janaína Rodrigues, Kamran Azmaliyev, Florian Ulm e Maria Inês Esteves. Para além das atividades cE3c, muitas foram as atividades dinamizados por universidades, centros de investigação, sociedades científicas, laboratórios nacionais e associações de ciência.

Já no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, fez-se uma viagem ao futuro: a NEI apresentou uma visão da vida no futuro através da ciência, que incluiu sprintalks, workshops, performances artísticas, experiências, jogos e módulos interactivos. O cE3c marcou presença com o jogo Agroforest: uma espécie de Farmville para as alterações climáticas, que desafia os participantes a gerir uma propriedade agrícola de forma sustentável face aos desafios colocados pelas alterações climáticas para as próximas décadas. O jogo Agroforest partiu da ideia das investigadoras cE3c Paula Matos e Adriana Príncipe e contou com o design de Ana Caldas. Para além delas, fizeram também parte da equipa presente no evento as investigadoras cE3c Cristina Branquinho, Helena Serrano e Melanie Kobel.

 

 


Tags: eChanges PSE

Other Articles

  • Forest Time, o novo projecto artístico de Evgenia Emets

    Others Forest Time, o novo projecto artístico de Evgenia Emets

  • Nota de pesar pelo falecimento de Mike Bruford

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Mike Bruford

  • cE3c acolhe residência artística de Evgenia Emets em 2023

    Others cE3c acolhe residência artística de Evgenia Emets em 2023

  • Parques eólicos marinhos em Portugal: quais os possíveis impactos nas aves?

    Others Parques eólicos marinhos em Portugal: quais os possíveis impactos nas aves?

  • Beleza da Natureza e talento em destaque na 4ª Exposição de Fotografia em História Natural e Ciência

    Others Beleza da Natureza e talento em destaque na 4ª Exposição de Fotografia em História Natural e Ciência