News

Oppla: uma nova plataforma global, com a participação do cE3c

19/09/2016. Texto por Marta Daniela Santos, com base em comunicado de imprensa.

É lançada a 20 de setembro a plataforma global Oppla, que reúne soluções baseadas na natureza que têm como objetivo revolucionar o conhecimento dos serviços de ecossistema e capital natural. A plataforma resulta dos projetos europeus OPERAs (do qual o cE3c faz parte) e OpenNess.

A plataforma Oppla visa simplificar o modo como compartilhamos, obtemos e criamos conhecimento para melhor gerir o meio ambiente. Representa o culminar do trabalho conjunto de mais de 60 universidades, institutos de investigação, agências e empresas, envolvidas nos projetos europeus OPERAs - Operational Potential Ecosystem Research Applications, do qual o cE3c é membro, e OpenNESS.

Oppla é uma ferramenta gratuita, pensada para pessoas com diferentes necessidades e interesses – desde a ciência aos setores público e privado, grandes e pequenas organizações, e público em geral. Os serviços oferecidos por esta plataforma são exclusivos e permitem aos seus utilizadores colaborar, inovar e comunicar. Alguns exemplos são o Oppla Marketplace - definido pelos próprios como um “supermercado de conhecimento” em que é promovida a partilha de software, dados, documentos, formação e serviços de consultoria, entre outros - e o recurso Ask Oppla, que permite que qualquer utilizador recorra ao conhecimento da comunidade Oppla, que se encontra em franco crescimento e conta já com mais de 1000 pessoas, ainda antes do seu lançamento. 

O cE3c participa através do projeto OPERAs, que tem como principal objetivo preencher a lacuna que existe entre a ciência ligada aos serviços de ecossistema e a prática. Para isso foram seleccionados vários casos de estudo e um deles – o Montado – é da responsabilidade do cE3c. Inês Teixeira do Rosário, investigadora cE3c de pós-doutoramento no projeto OPERAs, refere: “A nossa equipa testou diversas ferramentas para avaliar os serviços deste ecossistema português. Foram testadas diversas metodologias, como inquéritos, workshops, softwares, protocolos… sempre com o envolvimento dos stakeholders, de modo a que estes possam no futuro vir a incorporar este conceito na gestão do montado. No decurso do projeto os resultados são analisados em conjunto com outros casos de estudo, contribuindo para a construção de um conhecimento de excelência nesta área”. 

O lançamento da plataforma Oppla terá lugar no próximo dia 20 de setembro, durante a European Ecosystem Services Conference, que decorre entre 19 e 23 de setembro na Universidade de Antuérpia (Bélgica).

Mais informações sobre a plataforma disponíveis em www.oppla.eu  


Tags: CE

Other Articles

  • Dia Mundial do Ambiente 2020 no cE3c

    Project Dia Mundial do Ambiente 2020 no cE3c

  • Invertebrados da Lista Vermelha procuram-se: campanha de ciência-cidadã

    Project Invertebrados da Lista Vermelha procuram-se: campanha de ciência-cidadã

  • Projeto INVAXEN ganha o Prémio BiodivERsA para Excelência e Impacto

    Project Projeto INVAXEN ganha o Prémio BiodivERsA para Excelência e Impacto

  • Projeto europeu H2020 MaCoBioS com coordenação científica nacional de cientista do cE3c

    Project Projeto europeu H2020 MaCoBioS com coordenação científica nacional de cientista do cE3c

  • COVIDETECT – Projeto pretende criar um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2

    Project COVIDETECT – Projeto pretende criar um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2