News

cE3c lidera projeto europeu que irá criar laboratórios para a democracia em 6 países

O projeto Inclusive Citizenship in a world in Transformation: Co-Designing for Democracy (INCITE-DEM ) é lançado esta segunda-feira (6 de março) em Lisboa e prolongar-se-à até Fevereiro de 2026, sob coordenação da investigadora cE3c Inês Campos.

Os atuais problemas políticos, económicos e societais desafiam a capacidade das democracias fomentarem a participação democrática, confiança política, e consenso social. Adicionalmente, o crescente apoio público a figuras populistas estão a conduzir a uma erosão e recessão democrática que se tem vindo a multiplicar um pouco por todo o mundo, aprofundando o fosso entre cidadãos e decisores. A participação dos cidadãos e os processos de co-criação podem ser uma peça fundamental para apoiar os processos de democracia representativa e melhorar a qualidade das decisões políticas – uma situação duplamente vantajosa.

O projeto INCITE-DEM é, nas palavras da sua coordenadora, a investigadora cE3c Inês Campos, “um projeto inovador porque combina a necessidade para uma participação e envolvimento inclusivo dos cidadãos (incluindo comunidades mais vulneráveis) em políticas e questões de sustentabilidade com processos de inovação democrática, e mecanismos dinâmicos de comunicação entre cidadãos e decisores-políticos”.

A implementação do projeto INCITE-DEM começará com uma revisão histórica sistemática da participação e do envolvimento na vida democrática, à qual se seguirá uma análise das condições-chave de que dependem, com base numa comparação das tendências actuais na Europa e do que está por detrás da confiança, polarização da opinião e construção de consensos.

Esta será a informação crucial para a criação dos chamados “laboratórios para a democracia” em 6 países (Alemanha, Noruega, Itália, Portugal, Espanha, e Eslovénia), espaços com o potencial de desencadear orientações políticas específicas e roteiros estratégicos que dotem as democracias da sustentabilidade, inclusão, inovação capazes de conceder resiliência perante um mundo em transformação. Um dos domínios de estudo da participação cidadã será a sustentabilidade e as políticas que lhe estão associadas.

O INCITE-DEM conta com a coordenação da portuguesa FCiências.ID - Associacão para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, representada pelo cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, e a participação da Universidade de Muenster (Alemanha), Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Noruega), Universidade de Groningen (Holanda), Universidade de Helsínquia (Finlândia), Universidade de Tallinn (Estónia), Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal), Asociacion Eco-Union (Espanha), Focus Association for Sustainable Development (Eslovénia) e Kyoto Club (Itália).

___________________

Texto original por Inês Campos, com edição e revisão de Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c.


Tags: incite-dem inclusive citizenship democracy democracy labs participatory design policy sustainability horizon europe

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?