News

Maria Amélia Martins-Loução e Rúben Oliveira lançam livro sobre a Ecologia no Século XXI na próxima semana

O livro “Um pouco por toda a parte: a ecologia no século XXI” reúne mais de 30 ensaístas – personalidades com amplo destaque no panorama nacional e até internacional – sob a visão e coordenação de Maria Amélia Martins-Loução e Rúben Oliveira. O projeto, que teve início e fim no período da pandemia de COVID-19, é agora apresentado publicamente na quarta-feira, 22 de fevereiro, pelas 18h30 na FNAC Chiado.

Desde a Antropologia à Tecnologia, são 25 as áreas do conhecimento interpretadas à luz da Ecologia, de um ponto de vista científico e técnico. O título (“Um pouco por toda a parte: a ecologia no século XXI”) remete precisamente para o estatuto holístico, quase omnipresente, que a Ecologia conquistou na atualidade, sendo largamente reconhecido o seu contributo para a construção do almejado desenvolvimento sustentável. Citando os autores, [a Ecologia, no século XXI, surge] “alimentada não só pelos novos desafios que a sociedade enfrenta, mas também pelo ímpeto de os resolver”.

Entre os vários “assaltos” que se lhe incorrem por via da sonoridade que a palavra suscita – a Ecologia surge talvez com demasiada frequência e facilidade em discursos mais ou menos informados, mais ou menos verdadeiros, “em discursos, preocupações e chavões mais ou menos alinhados com a ciência –, são inúmeros os profissionais que convergem nos conceitos da Ecologia para a construção e reflexão da sua própria obra. Este livro procura ilustrar isso mesmo.

O lançamento na próxima semana contará com um momento de interação com 3 ensaístas da obra: Francisco Ferreira, investigador e Presidente da Associação Zero, responsável pela ligação entre a Ecologia e o Ambiente; Pedro Norton de Matos, economista fundador do GreenFest, autor do texto centrado no elo entre a Ecologia e a Economia; e Teresa Firmino, jornalista e editora da área Ciência e Ambiente do Público, que se dedicou às pontes entre a Ecologia e a Comunicação. A moderação ficará a cargo de Catarina Canelas, jornalista coordenadora da secção de ambiente da CNN Portugal.

Além de Maria Amélia Martins-Loução e Rúben Oliveira, também Margarida Santos-Reis e Fernando Catarino assinam ensaios na obra, enquanto antigos Presidentes da Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Assim, é com um enorme gosto e satisfação que o cE3c se associa aos autores e à Sociedade Portuguesa de Ecologia no convite para o evento.

 

___________________

Texto adaptado do original publicado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia.


Tags: PSE livro ecologia SPECO

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade