News

Sara Magalhães eleita Presidente da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva

A investigadora cE3c Sara Magalhães foi eleita Presidente da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (APBE) no último Encontro Nacional da especialidade que teve lugar em Dezembro na Universidade do Minho, dando início a uma mandato que se prolongará até 2026.

Sucede a Pedro Simões, investigador cE3c que comandou os destinos da APBE no quadriénio anterior. Nos últimos anos, foram vários os rostos do cE3c (e de seus colaboradores externos) que integraram os corpos sociais da Associação, espelhando o reconhecimento da qualidade da investigação que é feita no Centro e a vontade e proatividade dos seus membros na promoção da Evolução e da Biologia Evolutiva. São disso exemplo os investigadores Vítor Sousa, Teresa Nogueira, Susana VarelaLeonor Rodrigues, Ana Rita Ponce, Inês Fragata e Ivo Chelo.

Sara Magalhães irá assumir novamente o cargo que desempenhou entre 2014 e 2018 na APBE que, tal como indicado na sua página oficial, "pretende representar os professores, investigadores ou divulgadores de ciência portugueses ou que residem em Portugal e que exerçam funções em todas as áreas da Biologia Evolutiva", tendo por missão "promover encontros entre associados, assim como estabelecer a ligação entre esta comunidade e toda a sociedade".

A cientista multipremiada lidera o grupo dedicado à Ecologia Evolutiva e o subgrupo MITE2 - Investigação Multidisciplinar direcionada para a Ecologia e Evolução. Conquistou a primeira ERC Consolidator Grant atribuída em Ecologia e Evolução em Portugal.

Votos do maior sucesso para este novo mandato e para a APBE!

 

______________________________________

Nota por Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c.

Imagem: GJ Ciências ULisboa.


Tags: EE APBE Presidency Evolution Evolutionary Biology

Other Articles

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

  • Projeto mobilizador Smart Farm 4.0 galardoado com Prémio de Inovação

    Others Projeto mobilizador Smart Farm 4.0 galardoado com Prémio de Inovação

  • Continuar a abater sobreiros não é sustentável

    Others Continuar a abater sobreiros não é sustentável

  • UPDATE . ’CONNECT, CREATE, CHANGE’ - CALL FOR CHANGE EXPLORATORY IDEAS

    Others UPDATE . ’CONNECT, CREATE, CHANGE’ - CALL FOR CHANGE EXPLORATORY IDEAS