News

Livro e jogo digitais convidam a aprender sobre coronavírus de forma acessível e lúdica

12/01/2021. Texto de Marta Daniela Santos. Na imagem: capa do livro "Coronavírus dos animais e do Homem", com design de Celina Botelho.

Agora lançados em formato digital e gratuito, o livro “Coronavírus dos animais e do Homem” e o jogo de tabuleiro “Beat Corona” são dirigidos a professores e estudantes a partir do ensino básico e a todos os interessados pelo tema e têm como objetivo sensibilizar e fomentar a aprendizagem sobre a biologia dos coronavírus do ser humano e dos animais de uma forma acessível e lúdica

‘Coronavírus’ foi uma das palavras que aprendemos e mais utilizámos nos últimos meses. Mas porque é que os coronavírus têm este nome? Como são constituídos, onde e como se multiplicam? E em relação ao SARS-CoV-2, o que sabemos sobre a sua origem? Como se manifesta a doença COVID-19 em humanos? Como nos devemos proteger?

Estas são algumas das muitas perguntas exploradas pelo livro “Coronavírus dos animais e do Homem”, disponível para download aqui. Concebido para abordar estas questões de forma acessível e lúdica, é dirigido a professores e estudantes a partir do 6º ano de escolaridade – permitindo explorar estes conteúdos em vários graus de complexidade até ao ensino superior – bem como a todos os interessados em saber mais sobre esta área.

Clique na imagem para aceder ao livro em formato online. Design de Celina Botelho.

“A ideia de escrevermos um livro sobre este tema tão atual surgiu exatamente durante o período de quarentena devido à COVID-19, atendendo à importância de se veicular informação para o público em geral e à responsabilidade que os investigadores têm nessa matéria”, explica Teresa Nogueira, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária - INIAV e uma das editoras do livro. “Numa fase subsequente, entendemos que seria vantajoso, e também divertido, alargar os contributos a outros parceiros que, pela sua atividade, têm uma visão e uma perspetiva sobre a COVID-19 diferente da nossa”, acrescenta Teresa Nogueira.

O jogo “Beat Corona”, produzido a par do livro, pode ser jogado por qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade, acompanhado por um adulto em alguns momentos do jogo. Decorre num cenário de luta contra os coronavírus, permitindo avaliar os comportamentos positivos e negativos do ser humano relativamente à transmissão e disseminação dos coronavírus na população. Tratando-se de um jogo, utiliza o entretenimento como ponto de partida para reforçar a compreensão de conceitos e a adoção de comportamentos que previnem a disseminação da doença, mas o seu caráter lúdico não pretende de todo desvalorizar o impacto que a COVID-19 tem tido a nível mundial.

Clique na imagem para aceder ao jogo em formato online. Design de Celina Botelho.

“O jogo pretende automatizar os comportamentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde para travar a disseminação do vírus SARS-CoV-2 na população humana. Os comportamentos positivos são interiorizados através de recompensa, ao contrário dos negativos, que penalizam o jogador, retendo a sua progressão no tabuleiro”, explica Margarida Duarte, investigadora do INIAV e também editora do livro. “A cada jogador é atribuído um animal, cujo dever é proteger. É sobre ele que o jogador pratica e aprende conceitos de imunização, transmissão, contágio e tratamento”, conclui Margarida Duarte.

O desenvolvimento do livro e do jogo contou também com a colaboração de especialistas da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa), da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e do Instituto Nacional de Saúde Pública Doutor Ricardo Jorge (INSA), bem como do Harrogate District Hospital (Reino Unido), para assegurar a cobertura o mais abrangente possível dos vários aspetos do coronavírus e das doenças de causam.

Other Articles

  • Recurso educativo que explora a biologia e evolução do vírus da gripe distinguido com Prémio de Mérito pela Casa das Ciências

    Project Recurso educativo que explora a biologia e evolução do vírus da gripe distinguido com Prémio de Mérito pela Casa das Ciências

  • Dia Mundial do Solo, 5 dezembro: Lançamento do livro infantil “Histórias num admirável- mundo invisível”

    Project Dia Mundial do Solo, 5 dezembro: Lançamento do livro infantil “Histórias num admirável- mundo invisível”

  • Ciências Além-Fronteiras: Conservar a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe

    Project Ciências Além-Fronteiras: Conservar a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe

  • Beyond the Trees: instalação no Jardim do Torel com colaboração do cE3c

    Project Beyond the Trees: instalação no Jardim do Torel com colaboração do cE3c

  • Hortas de Lisboa: colaboração de cE3c e HortaFCUL em nova exposição no Museu de Lisboa

    Project Hortas de Lisboa: colaboração de cE3c e HortaFCUL em nova exposição no Museu de Lisboa