News

Recurso educativo que explora a biologia e evolução do vírus da gripe distinguido com Prémio de Mérito pela Casa das Ciências

4/01/2020. Texto de Marta Daniela Santos.

O livro “Vírus da Gripe: Desafios do Sistema Imunitário e da Medicina à Luz da Evolução” foi distinguido com o Prémio de Mérito na edição de 2020 do Prémio Casa das Ciências. Da autoria de Teresa Nogueira e Rita Ponce, investigadoras do cE3c, o livro inclui uma atividade que pode ser desenvolvida em sala de aula.

Dirigido a estudantes, professores do ensino básico e secundário e a todos os interessados em aprofundar conhecimentos sobre a biologia e a evolução do vírus da gripe, o livro está disponível gratuitamente em formato digital no Portal da Casa das Ciências, AQUI.

São várias as perguntas que vão marcando o desenrolar do livro, entre elas a discussão de algumas grandes pandemias – ainda sem referência à atual pandemia de COVID-19 por ter sido lançado em outubro de 2019.

Desenvolvido com o apoio da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva, a ideia para o livro surgiu ainda em 2018, durante atividades que Rita Ponce e Teresa Nogueira dinamizaram com professores do ensino secundário. “Percebemos que falar de gripe seria uma forma ótima para falar de evolução. Todos os anos vemos surtos de gripe, são desenvolvidas diferentes vacinas todos os anos e ocasionalmente há pandemias de gripe — tudo isto é explicado pela evolução do vírus da gripe. Fizemos um primeiro workshop para professores dedicado a este tema no Outono de 2018 e houve logo um grande interesse no tema”, recorda Rita Ponce.

Faz também parte do livro uma atividade prática para sala de aula – um jogo de sobre a evolução do vírus da gripe, que pode ser jogado a partir do 6º ano de escolaridade com diferentes graus de complexidade até ao ensino superior. Esta atividade foi já dinamizada em várias ocasiões durante o ano de 2019 e o projeto foi também já apresentado em encontros científicos.

Felizes com esta distinção, as investigadoras esperam que o Prémio permita divulgar este recurso educativo a mais pessoas. “Ficámos mesmo muito contentes quando soubemos que o livro e a atividade tinham sido selecionados para ir a concurso, e felicíssimas mais tarde ao receber a notícia. Ficámos contentes por o trabalho ter sido considerado bom e relevante e ter recebido este reconhecimento”, conclui Rita Ponce.

O Prémio Casa das Ciências distingue anualmente os recursos educativos submetidos e publicados no Portal Casa das Ciências. Na edição de 2020 foram atribuídos 10 Prémios a recursos educativos, entre Prémio Especial do Júri, Prémios de Distinção, Prémios de Mérito e Menções Honrosas. Também em 2019 foi distinguido pela Casa das Ciências um recurso educativo desenvolvido por investigadores do cE3c: o vídeo “As duas faces do nitrogénio”, como noticiámos aqui.

Other Articles

  • Livro e jogo digitais convidam a aprender sobre COVID-19 de forma acessível e lúdica

    Project Livro e jogo digitais convidam a aprender sobre coronavírus de forma acessível e lúdica

  • Dia Mundial do Solo, 5 dezembro: Lançamento do livro infantil “Histórias num admirável- mundo invisível”

    Project Dia Mundial do Solo, 5 dezembro: Lançamento do livro infantil “Histórias num admirável- mundo invisível”

  • Ciências Além-Fronteiras: Conservar a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe

    Project Ciências Além-Fronteiras: Conservar a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe

  • Beyond the Trees: instalação no Jardim do Torel com colaboração do cE3c

    Project Beyond the Trees: instalação no Jardim do Torel com colaboração do cE3c

  • Hortas de Lisboa: colaboração de cE3c e HortaFCUL em nova exposição no Museu de Lisboa

    Project Hortas de Lisboa: colaboração de cE3c e HortaFCUL em nova exposição no Museu de Lisboa