News

Beyond the Trees: instalação no Jardim do Torel com colaboração do cE3c

30/10/2020. Texto adaptado por Marta Daniela Santos do comunicado de imprensa oficial da Square One Agency. Imagens cedidas pela Square One Agency.

Está patente ao público até 25 de novembro de 2020 a instalação “Beyond the trees”, no Jardim do Torel, em Lisboa. Da autoria do artista Túlio Dek, a instalação conta com a colaboração de vários investigadores do cE3c.

Vários investigadores do cE3c colaboram com este projeto no desenvolvimento de vários materiais, entre eles um conjunto de vídeos aos quais os visitantes têm acesso através de QR-codes que se encontram junto de cada momento expositivo. Estes vídeos fazem alusão a alguns dos muitos serviços que a floresta proporciona, como habitat, renovação do ar, formação do solo e purificação da água.

Os vídeos estão distribuídos pelo meio da recriação de uma floresta queimada, recriada por cepos queimados distribuídos nos três patamares do Jardim do Torel, resultantes dos incêndios recentes de Oliveira de Frades, em Viseu, e da Serra dos Candeeiros, em Porto de Mós.

“A ideia de colocar os vídeos no meio da floresta devastada é criar uma relação forte entre gestão e serviços do ecossistema, mostrando que uma má gestão da floresta leva à perda de serviços do ecossistema, à diminuição da nossa qualidade de vida e da das gerações vindouras”, refere Cristina Cruz, investigadora do cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que tem estado a coordenar esta colaboração.

Na instalação os visitantes encontram também um lago, que em tempos funcionou como piscina e que se encontra coberto por um corante natural negro, em alusão a desastres petrolíferos e à perigosidade dos combustíveis fosseis para a qualidade da água. Na parede em frente a este lago está desenhada a frase “I can’t stop these tears from faling”.

Faz também parte da instalação um outro momento expositivo, a que o artista brasileiro Túlio Dek chama “um lugar mais doce e acolhedor”: uma pequena casa em madeira, no interior da qual se encontram centenas de sementes de árvores e de espécies gramíneas como o trigo e a cevada, que o visitante é convidado a levar consigo e a plantar onde entender, registando esse momento nas redes sociais com a hashtag #BeyondTheTrees.

A instalação “Beyond the Trees” pretende chamar a atenção para a destruição massiva do planeta, impactando sensorialmente o público, dando-lhe uma experiência quase imersiva de uma floresta devastada pelo fogo e, simultaneamente, apelando ao papel individual de cada um de nós. Túlio Dek, a fazer residência artística em Portugal desde o início de 2019, dedica-se a este projeto há mais de um ano: o evoluir da pandemia de COVID-19 adiou a inauguração, inicialmente prevista para abril de 2020.

“Esta colaboração foi um desafio grande, mas o interessante é que Artista e Cientistas formaram uma equipa que cresceu, questionou, discutiu e aprendeu. Aprendeu e consolidou as bases científicas da Instalação que o Túlio Dek criou, e consolidou nos cientistas o fascínio pela comunicação dos seus saberes enquanto parte de uma intervenção social e cultural fora da perspetiva da comunicação tradicional de ciência”, conclui Cristina Cruz.

A instalação é comissariada por Rui Afonso Santos e produzida pela Square One – Contemporary Art Agency. Conta com o apoio da Freguesia de Santo António, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da LX Store, da Universidade de Lisboa, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, da TNT Arte e da Comissão Europeia.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?