News

Hortas de Lisboa: colaboração de cE3c e HortaFCUL em nova exposição no Museu de Lisboa


Photos Gallery

27/10/2020. Texto de David Avelar, editado por Marta Daniela Santos.

Foi inaugurada a 23 de outubro 2020 a exposição “Hortas de Lisboa - Da Idade Média ao Século XXI” no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, mesmo ao lado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa). A exposição conta com a colaboração de vários investigadores do cE3c e guardiões da HortaFCUL.

O principal contributo foi para o núcleo da exposição “Ferramentas para uma horta na cidade”, apresentado através de maquetas, vídeos ilustrações e outros dispositivos que apelam à sustentabilidade, à reciclagem de materiais e à proximidade entre urbanidade e natureza, exploram-se as ferramentas para a construção e a manutenção de uma horta urbana, resiliente e sustentável. David Avelar e Florian Ulm, investigadores do cE3c e guardiões da HortaFCUL, Catarina Costa, investigadora do cE3c, bem como Rebecca Mateus, Manuel de Sousa Botelho e Madalena Horta, guardiões da HortaFCUL, são os membros de Ciências ULisboa envolvidos nesta colaboração.

As hortas de Lisboa foram, desde tempos remotos, um elemento particular da paisagem urbana. Têm sido fundamentais para a subsistência das populações da cidade. Atualmente, as hortas são essenciais para a soberania, a segurança e a sustentabilidade alimentar das cidades. Mas são também lugares de fruição e de encantamento que espelham, na sua diversidade, as configurações da malha urbana e a composição demográfica da cidade.

Numa abordagem multidisciplinar, esta exposição apresenta, através de cartografia, pintura, literatura, fotografia e vídeo, os territórios e trajetos, práticas e narrativas, personagens, estratégias e políticas do universo das hortas urbanas. Desde a Idade Média aos dias de hoje, revela o fascinante mundo das hortas de Lisboa. 

A exposição temporária “Hortas de Lisboa - Da Idade Média ao Século XXI” está patente ao público até 19 de setembro 2021. Mais informações disponíveis aqui.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?