News

Projeto INVAXEN ganha o Prémio BiodivERsA para Excelência e Impacto

29/05/2020. Texto adaptado da informação oficial disponibilizada pela BiodivERsA, por Marta Daniela Santos.

O projeto INVAXEN – Invasive Biology of Xenopus Laevis in Europe, financiado pela rede BiodivERsA entre 2014 e 2018 e do qual o cE3c fez parte, foi distinguido com o Prémio BiodivERsA para Excelência e Impacto.

O projeto INVAXEN estudou a biologia e padrões de invasão da rã-de-unhas-africana (Xenopus laevis), tendo trabalhado em estreita colaboração com diversos stakeholders locais para melhorar as ações de conservação no local. Como parte deste prémio, é agora lançado um filme de animação que destaca os principais resultados deste projeto:

O projeto resultou da colaboração entre grupos de investigação do Centre National de la Recherche Cientifique – CNRS (França), do Instituto Real Belga de Ciências Naturais (Bélgica), do Museu de Investigação Zoológica Alexander Koenig (Alemanha) e do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal), em colaboração com investigadores do Centro de Invasão Biológica da Universidade de Stellenbosch (África do Sul).

“Este projeto foi uma colaboração frutuosa entre várias equipas que anteriormente já estudavam esta espécie e os seus impactos. E na verdade todas as equipas continuam a trabalhar no tema após o fim do projeto. Uma outra vantagem foi a inclusão de um parceiro da África do Sul, que trabalha com esta rã na região de onde é nativa. Finalmente, acho que o júri do prémio valorizou a capacidade de implementar no terreno algumas ações de gestão informadas pelos nossos resultados. Este é um dos aspetos mais relevantes para o BiodivERsa“, refere Rui Rebelo, investigador do cE3c e um dos investigadores responsáveis do INVAXEN.

O Prémio BiodivERsa para Excelência e Impacto é atribuído anualmente para dar destaque à investigação desenvolvida por projetos financiados pelo BiodivERsa que produziram ciência de excelência com impactos concretos para a sociedade e que se tenha traduzido na melhoria das opções de gestão atuais ou no desenho de novas decisões políticas. Esta atribuição corresponde à sua terceira edição, tendo sido distinguidos o projeto URBES e o projeto BUFFER na sua primeira e segunda edição, respetivamente.

A BiodivERsA é uma rede de organizações de financiamento nacionais e regionais que promovem investigação pan-europeia sobre biodiversidade e serviços dos ecossistemas e oferecem oportunidades inovadoras para a conservação e gestão sustentável da biodiversidade. A rede BiodivERsA é financiada através do Horizonte 2020 ERA-NET COFUND.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?