News

Filme-documentário CAMPO conta com contributo do cE3c


Photos Gallery

16/09/2019. Texto de Marta Daniela Santos. Imagem de destaque: uma das fotografías de mamíferos obtidas através de armadilhagem fotográfica - neste caso, de uma raposa - cedidas por Mariana Marques para o filme-documentário CAMPO.

Estreia a 26 de setembro nos cinemas o filme-documentário CAMPO, de Tiago Hespanha. Mariana Marques, do cE3c, contribuiu para o filme com fotografias de mamíferos obtidas através de armadilhagem fotográfica, no âmbito da sua tese de mestrado.

Filmado no Campo de Tiro de Alcochete, a maior base militar na Europa, CAMPO é um filme-documentário sobre as diversas atividades que decorrem neste local – não apenas atividades militares: CAMPO “parte da experiência deste lugar para refletir sobre a natureza das coisas, físicas e humanas, transcendentes e misteriosas, aqui presas num ciclo de repetição permanente”, como se pode ler em comunicado oficial.

À data das filmagens, Mariana Marques estava a realizar trabalho de campo para a sua tese de mestrado, que desenvolveu no cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob a orientação de Margarida Santos-Reis.

“Na minha tese de mestrado comparei a estrutura das comunidades de carnívoros de duas áreas muito próximas geograficamente – a Companhia das Lezírias e o Campo de Tiro de Alcochete – que apresentam o mesmo tipo de paisagem, o montado de sobro, mas com diferentes opções de gestão do terreno”, explica Mariana Marques, atualmente a trabalhar no Secretariado do cE3c.

“Na altura em que estava a utilizar armadilhagem fotográfica no Campo de Tiro, para perceber a ocupação e a abundância das espécies de carnívoros neste local, estavam também a decorrer as filmagens para este documentário, e o realizador Tiago Hespanha ficou interessado nas minhas fotografias, tendo pedido se seria possível eu ceder algumas para o documentário”, conta. Os resultados que obteve no âmbito da sua tese de mestrado – disponível AQUI – permitiram perceber que as opções de gestão têm um papel fundamental na estrutura e organização das comunidades de carnívoros.

CAMPO estreia a 26 de setembro nas salas de cinema de Lisboa, Coimbra e Porto, e tem sido exibido em festivais de todo o mundo (Cinéma du Réel, Hotdocs, Hong Kong International Film Festival), Recebeu o Prémio First Look no Festival de Locarno em 2018 para apoio à pós-produção e o Prémio Melhor Realizador para Longa Metragem Portuguesa no IndieLisboa 2019.

Trailer disponível aqui: https://vimeo.com/352979350

 

Sessões especiais de exibição do filme-documentário CAMPO:

Cinema Ideal às 19h40 com a presença de realizador e 

27 de setembro  Rui Tavares

1 de outubro  Maria Filomena Molder

2 de outubro  António Guerreiro

 

Cinema Trindade às 18h00 com a presença de realizador e 

28 de setembro Daniel Ribas 

 

Cinema Nos Alma Shopping às 18h40 com a presença de realizador e 

29 de setembro José António Bandeirinha

 

Cinema Nos Forum Montijo às 18h00 com a presença de realizador e 

30 de setembro participante do filme

Other Articles

  • Dia Aberto de Produtores: 8 outubro, Jardim do C6, FCUL

    Others Dia Aberto de Produtores: 8 outubro, Jardim do C6, FCUL

  • Investigação portuguesa sobre o montado distinguida a nível internacional

    Others Plataforma portuguesa que investiga o montado a longo prazo distinguida a nível internacional

  • Cristina Antunes distinguida com Menção Honrosa no Prémio CAPES de Tese 2019

    Others Cristina Antunes distinguida com Menção Honrosa no Prémio CAPES de Tese 2019

  • Celebrar o Dia da Ecologia, a 14 de setembro

    Others Celebrar o Dia da Ecologia, a 14 de setembro

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias