News

Filme-documentário CAMPO conta com contributo do cE3c


Photos Gallery

16/09/2019. Texto de Marta Daniela Santos. Imagem de destaque: uma das fotografías de mamíferos obtidas através de armadilhagem fotográfica - neste caso, de uma raposa - cedidas por Mariana Marques para o filme-documentário CAMPO.

Estreia a 26 de setembro nos cinemas o filme-documentário CAMPO, de Tiago Hespanha. Mariana Marques, do cE3c, contribuiu para o filme com fotografias de mamíferos obtidas através de armadilhagem fotográfica, no âmbito da sua tese de mestrado.

Filmado no Campo de Tiro de Alcochete, a maior base militar na Europa, CAMPO é um filme-documentário sobre as diversas atividades que decorrem neste local – não apenas atividades militares: CAMPO “parte da experiência deste lugar para refletir sobre a natureza das coisas, físicas e humanas, transcendentes e misteriosas, aqui presas num ciclo de repetição permanente”, como se pode ler em comunicado oficial.

À data das filmagens, Mariana Marques estava a realizar trabalho de campo para a sua tese de mestrado, que desenvolveu no cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob a orientação de Margarida Santos-Reis.

“Na minha tese de mestrado comparei a estrutura das comunidades de carnívoros de duas áreas muito próximas geograficamente – a Companhia das Lezírias e o Campo de Tiro de Alcochete – que apresentam o mesmo tipo de paisagem, o montado de sobro, mas com diferentes opções de gestão do terreno”, explica Mariana Marques, atualmente a trabalhar no Secretariado do cE3c.

“Na altura em que estava a utilizar armadilhagem fotográfica no Campo de Tiro, para perceber a ocupação e a abundância das espécies de carnívoros neste local, estavam também a decorrer as filmagens para este documentário, e o realizador Tiago Hespanha ficou interessado nas minhas fotografias, tendo pedido se seria possível eu ceder algumas para o documentário”, conta. Os resultados que obteve no âmbito da sua tese de mestrado – disponível AQUI – permitiram perceber que as opções de gestão têm um papel fundamental na estrutura e organização das comunidades de carnívoros.

CAMPO estreia a 26 de setembro nas salas de cinema de Lisboa, Coimbra e Porto, e tem sido exibido em festivais de todo o mundo (Cinéma du Réel, Hotdocs, Hong Kong International Film Festival), Recebeu o Prémio First Look no Festival de Locarno em 2018 para apoio à pós-produção e o Prémio Melhor Realizador para Longa Metragem Portuguesa no IndieLisboa 2019.

Trailer disponível aqui: https://vimeo.com/352979350

 

Sessões especiais de exibição do filme-documentário CAMPO:

Cinema Ideal às 19h40 com a presença de realizador e 

27 de setembro  Rui Tavares

1 de outubro  Maria Filomena Molder

2 de outubro  António Guerreiro

 

Cinema Trindade às 18h00 com a presença de realizador e 

28 de setembro Daniel Ribas 

 

Cinema Nos Alma Shopping às 18h40 com a presença de realizador e 

29 de setembro José António Bandeirinha

 

Cinema Nos Forum Montijo às 18h00 com a presença de realizador e 

30 de setembro participante do filme

Other Articles

  • Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

    Others Exposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa

  • Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

    Others Nota de pesar pelo falecimento de Lina Nunes

  • Líquenes e glaciares, evolução de compostos voláteis e o cultivo da camarinha: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

    Others Líquenes e glaciares, compostos voláteis e camarinhas: estão escolhidos os 3 projetos vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

  • 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados esta semana com exposição e bioblitz em Grândola

    Others 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola

  • Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade

    Others Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade