News

Mais de uma centena de investigadores estiveram reunidos em Lisboa para Simpósio de Botânica marcado pela sustentabilidade


Photos Gallery

23/07/2019 - atualizado a 27/07/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

Entre 24 e 26 de julho, mais de 100 investigadores estiveram reunidos na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para o XXII Simpósio de Botânica Criptogâmica. O Vereador da Estrutura Verde e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, esteve presente na Sessão de Abertura do Simpósio, marcado por uma grande preocupação com a sustentabilidade.

Ao longo dos três dias de simpósio, mais de uma centena de investigadores estiveram reunidos para debater os mais recentes avanços no estudo destes organismos que não produzem flor, tendo os seus órgãos de reprodução ocultos, como por exemplo as algas, os musgos, os líquenes e os fetos.

O Simpósio contou com quatro Conferências Plenárias, por especialistas de renome internacional nesta área: Ana María Millanes Romero (Universidade Rey Juan Carlos, Espanha), João Serôdio (Universidade de Aveiro), Joaquín Hortal (Museo Nacional de Ciencias Naturales, Espanha) e Paolo Giordani (Universidade de Génova, Itália) – mais informações sobre as Conferências Plenárias estão disponíveis aqui.

A sustentabilidade foi uma grande preocupação deste Simpósio, tendo sido implementadas várias medidas para minimizar o seu potencial impacto negativo no ambiente, de acordo com as recomendações das Nações Unidas.

Poucos dias antes da realização do Simpósio, Paula Matos, coordenadora da organização do XXII Simpósio de Botânica Criptogâmica e investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, explicava: “Em fevereiro plantámos 100 árvores em Sintra em colaboração com a Mossy Earth, para compensar as emissões de dióxido de carbono do Simpósio. Além disso, todas as refeições que vão ser servidas ao longo do evento vão ter primeiramente por base produtos locais, e o consumo de produtos de origem animal vai ser mantido num nível baixo e mais sustentável”. 

Também os materiais oferecidos aos participantes do simpósio foram pensados numa perspetiva sustentável. “A nossa ideia é a de oferecer materiais com valor, alertar os participantes para o desperdício de comprar em excesso e incentivar a poupança de recursos. Assim, os sacos da conferência foram impressos manualmente, numa empresa local, e os cadernos e os lápis foram produzidos em Portugal. Os lápis têm todos mais de 58 anos – são lápis de publicidade antigos – e a impressão da capa dos cadernos foi feita manualmente por nós, organizadores”, referia Paula Matos.

No âmbito do Simpósio foi também inaugurada a 24 de julho na Estufa Fria de Lisboa a exposição “Diversidade Escondida”: uma exposição que através das artes plásticas lança um novo olhar sobre a biodiversidade escondida de algas, líquenes, briófitos, fungos e fetos, com obras de escultura, desenho, pintura e gravura num coletivo de 18 artistas. A exposição tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e integra a programação de Lisboa Capital Verde Europeia 2020. Conta com a curadoria de Teresa Almeida, professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e artista plástica, e estará patente ao público até 4 de setembro.

Fazem também parte da Comissão Organizadora do Simpósio: Cristina Branquinho, Pedro Pinho, Juliana Monteiro, Helena Serrano e Bernardo Rocha, investigadores do cE3c, e Natália Koch, investigadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil).

Other Articles

  • EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)

    Conference EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)

  • Arthropod co-occurrence networks indicate environmental differences between islands and signal introduced species in Azorean native forest remnants

    Conference Arthropod co-occurrence networks indicate environmental differences between islands and signal introduced species in Azorean native forest remnants

  • Seminário Final do Projeto LandUnderPressure

    Conference Seminário Final do Projeto LandUnderPressure

  • Ecosystem restoration in Iceland: The importance of primary succession

    Conference Ecosystem restoration in Iceland: The importance of primary succession

  • Insights into how water-table depth affects the vitality of a tropical dune forest

    Conference Insights into how water-table depth affects the vitality of a tropical dune forest