News

Rede europeia ECOLISE publica novo relatório


Photos Gallery

8/05/2019. Texto adaptado da notícia FCUL por Marta Daniela Santos.

está disponível AQUI um novo relatório da rede europeia ECOLISE sobre a eficácia das ações de sustentabilidade e mudança climática realizadas pelas comunidades locais.

Gil Penha-Lopes, investigador do cE3c (FCUL) e líder deste projeto, refere: “Este relatório compila, sumariza e reflete sobre a situação geográfica destes projetos, mostra a evidência destas iniciativas comunitárias para promover uma sustentabilidade integrada e com uma compreensão holística da solução, assim como sugere caminhos ancorados em evidência científica e empírica sobre o potencial destas iniciativas na regeneração dos ecossistemas naturais, ou seja, que integrem as comunidades humanas e sistemas ecológicos”.

Inês Campos e Pedro Macedo, investigadores do cE3c (FCUL), também contribuíram para este relatório da ECOLISE - European Network for Community-led initiatives on Climate Change and Sustainability. Segundo o comunicado de imprensa emitido pela Rede, para os autores do relatório a mensagem é clara: o envolvimento dos cidadãos em ações locais e comunitárias leva a mudanças transformadoras e, sem esse envolvimento, essa transformação não será alcançada.

Os investigadores esperam que as iniciativas de base comunitária ganhem um lugar de destaque na implementação da Agenda 2030 – Desenvolvimento Sustentável – promovida pelas Nações Unidas.

A equipa do projeto está agora a trabalhar numa comunidade de investigação/ação participativa que terá por base a plataforma online wiki.ecolise.eu, com o objetivo de diversificar e aprofundar os temas abordados por este primeiro relatório. Serão também dinamizados vários eventos em Bruxelas e por toda a Europa durante 2019 e 2020, por forma a contribuir para a elaboração de recomendações políticas que promovam e apoiem de forma construtiva estas iniciativas comunitárias.

Other Articles

  • Ajude a identificar a fauna da cidade de Lisboa

    Project Ajude a identificar a fauna da cidade de Lisboa

  • cE3c dinamiza inquérito sobre os espaços verdes de Almada

    Project cE3c dinamiza inquérito sobre os espaços verdes de Almada

  • Dia Aberto do projeto LIFE-Montado Adapt | 19 novembro, Herdade da Ribeira Abaixo (Grândola)

    Project Dia Aberto do projeto LIFE-Montado Adapt | 19 novembro, Herdade da Ribeira Abaixo (Grândola)

  • Lançamento do filme “Olivais tradicionais do Baixo Alentejo” | 12 novembro, 14h, FCUL

    Project Lançamento do filme “Olivais tradicionais do Baixo Alentejo” | 12 novembro, 14h, FCUL

  • A biodiversidade escondida

    Project A biodiversidade escondida